“Fantasma” do subsídio do transporte volta a rondar; vereador promete fiscalização

  • Marcia Souza
  • Publicado em 25 de agosto de 2021 às 12:00
compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin

Embora cause ainda um certo repúdio, subsídio no transporte público tem se apresentado como opção inevitável

Transporte público

Embora cause ainda um certo repúdio, subsídio no transporte público tem se apresentado como opção inevitável

O transporte público urbano é sempre um assunto delicado nas administrações públicas. Seja pela qualidade no serviço, preço de passagens, conservação da frota, limpeza de ônibus, entre outras questões.

Em Franca, recentemente, o assunto ganhou destaque em razão de uma greve dos funcionários, que por atrasos no pagamento de seus salários paralisaram os ônibus.

A Empresa São José, responsável pelo serviço, voltou a bater na tecla de que é necessário um subsídio pela Prefeitura para manter os serviços, os quais, alega, serem deficitários em Franca.

O Poder Executivo enviou à Câmara, então, um projeto de lei de “compra de passes”, que atenderia à população da cidade no quesito transporte em um momento em que a pandemia estava em alta em Franca.

O argumento não convenceu os vereadores. Muitos anteciparam o voto contrário, inclusive da base, e o projeto acabou retirado pelo Poder Executivo.

Mas, ao que tem sido aventado nos corredores da Prefeitura e da Câmara Municipal, a iniciativa do subsídio, que não é ilegal, já é praticada em muitos municípios, mas é extremamente impopular, pode retornar à pauta de votações do Legislativo.

Recentemente, o IPEA, órgão federal, publicou um estudo dizendo que o transporte coletivo urbano está superado e precisa ser repensado. Veja mais em:

Órgão Federal diz: transporte coletivo urbano está superado e precisa ser repensado

Em Franca

No caso de Franca, por exemplo, a Prefeitura Municipal apenas administra o sistema de transporte, cujo custo é rateado entre os passageiros.

São os passageiros que pagam inclusive a passagem dos que usam o transporte com isenção.

Enquanto um estudo mais profundo não acontece, o vereador Della Motta, integrante do recém-criado Conselho Municipal de Trânsito e Transporte, afirmou que a Câmara, e também o conselho, seguirão acompanhando os serviços prestados na cidade e fiscalizando.

O parlamentar participou dos primeiros encontros do Conselho e enfatizou a disposição dos integrantes em acompanhar de perto o transporte público.

“Nós não vamos baixar a cabeça em momento algum, estaremos sempre trabalhando dentro da legalidade. Transparência não é desconfiança”, afirmou o vereador.


+ Política