Engenheiro agrônomo explica queda na produção do café de Franca e Região

  • Marcia Souza
  • Publicado em 20 de junho de 2022 às 11:00
compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin

Especialista afirma que o cenário do café está aquém do que os produtores esperavam

Especialista afirma que o cenário do café está aquém do que os produtores esperavam

Marcos Roberto Dutra é engenheiro agrônomo e atende diversas fazendas no Sul de Minas Gerais e na região de Franca, a chamada Alta Mogiana.

Ele tem acompanhado de perto o que estão passando os cafeicultores, com produção em baixa nos cafezais, e afirma que o cenário de baixa produtividade que vem se apresentando em relação ao café é ainda mais crítico do que o esperado pelos produtores.

“Tem muitos produtores que não estão encontrando nem metade do café que estavam esperando. E são muitos. Na Mogiana, em especial, o problema está grave porque muitos já colheram pouco café no ano passado”, explicou.

Em uma das propriedades em que atende, Marcos relata que no ano passado a colheita foi de aproximadamente 2.800 sacas, a estimativa inicial era de uma colheita de seis mil sacas para 2022 – se não fossem os problemas climáticas, mas que com mais de 70% da área colhida, o volume total não deve ultrapassar 1.500 sacas.

“Vai dar metade da safra baixa e aquela safra de seis mil sacas que precisaria para acertar as contas para esse ano não tem. Não fecha a conta e tem muito cafeicultor em setor gravíssima para fechar contas”, explicou.


+ Agronegócios