Dia do Consumidor é nova Black Friday: Casas Bahia vai parcelar em até 30 vezes

  • Entre linhas
  • Publicado em 5 de março de 2020 às 01:00
  • Modificado em 8 de outubro de 2020 às 20:27
compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin

Empresa oferecerá até 70% de desconto em diversas categorias e condições de pagamentos

varejo brasileiro transformou uma data relacionada ao direito do consumidor em mais um período de promoções. Estamos falando do Dia do Consumidor, celebrado no dia 15 de março. 

A data foi criada para celebrar os direitos de quem compra, mas foi adotada pelo comércio como mais uma oportunidade para vender mais.

Desde quando existe essa comemoração? A celebração foi criada em 1962 pelo presidente americano John F. Kennedy. No Brasil, a data passou a ser comemorada em 2014, inicialmente pelo site Buscapé. 

Nos anos seguintes, outros varejistas aderiram à comemoração. Com isso, o Dia do Consumidor virou uma espécie de Black Friday de março para o varejo.

Mas as promoções acontecem apenas no Dia do Consumidor? Não. Tal como na Black Friday, vários varejistas estendem suas campanhas promocionais por vários dias. Alguns realizam a quinzena do consumidor, caso do Extra, Pontofrio e Casas Bahia.

Quanto essa data movimenta em termos de vendas? No ano passado, o faturamento da Semana do Consumidor chegou a R$ 1,174 bilhão, segundo a Ebit. Já no Google, as buscas pelo Dia do Consumidor cresceram 20% em 2019 com relação a 2018.

Então existe potencial para as vendas crescerem mais neste ano? Parece que sim. Pesquisa online do Google mostra que o brasileiro começou o ano mais otimista em relação à economia do país e ao próprio bolso, o que se reflete em uma maior intenção de compra.

Considerando as finanças pessoais dos entrevistados, 34% afirmaram estar em situação muito melhor ante o ano passado e apenas 12% sinalizaram estar muito pior.

O que as empresas costumam oferecer de vantagens nesta data? Além da promessa de descontos, as vantagens que os consumidores mais levam em conta na hora de comprar são frete grátis, condições de pagamento especiais, pontos extras em programas de fidelidade, cashback e seguro/garantia estendida gratuita.

Quais são os direitos que o consumidor considera mais importantes? De acordo com a pesquisa do Google, o direito mais importante do consumidor é o de atendimento atencioso (22%), sendo seguido por promoções/propagandas honestas (21%), produto entregue no prazo (14%), trocar produtos defeituosos (14%), estorno de compras canceladas (14%) e estorno de cobranças indevidas (12%).

E quais são os direitos menos respeitados? De acordo com a pesquisa, é o de ter acesso a promoções/propagandas honestas (21%). 

Trocar produtos defeituosos (18%), atendimento atencioso (17%), entrega no prazo (15%), estorno de cobranças indevidas (13%) e estorno de compras canceladas (12%) vêm logo em seguida.

O que as pessoas planejam comprar nesta data? Os smartphones estão na liderança das intenções de compra (28%), sendo seguidos por roupas e calçados (27%), eletrônicos (26%), móveis (21%), eletrodomésticos e eletroportáteis (19%) e alimentos e bebidas (19%).

Quando questionados sobre o que pretendem comprar no primeiro semestre, as categorias com maior intenção de compra mudam: primeiro aparecem roupas e calçados (28%), sendo seguidos pelos smartphones (24%), eletrônicos (24%), alimentos e bebidas (23%), móveis (19%) e eletrodomésticos e eletroportáteis (16%).

Quem são os varejistas que já anunciaram promoções? Extra, Pontofrio e Casas Bahia já anunciaram suas campanhas promocionais para a data.

O Extra vai fazer duas semanas de liquidação. As promoções são válidas para as lojas Extra Hiper, Extra Super, Mercado Extra e Mini Extra de todo o Brasil. A expectativa da companhia é vender 10% mais em relação ao ano passado. 

Entre os atrativos estão as condições especiais de pagamento: todo o setor de Eletro poderá ser parcelado em até 30 vezes sem juros nos cartões Extra ou em até 10 vezes sem juros nos demais cartões.

A Via Varejo, dono das redes Casas Bahia e Pontofrio, disse que as duas marcas oferecerão até 70% de desconto em diversas categorias e condições de pagamentos diferenciadas até 16 de março, como parcelamento em até 30 vezes sem juros nos cartões das lojas em alguns produtos selecionados.

*6Minutos


+ Economia