Descubra por que o tanque cheio de combustível pode ser um inimigo do seu carro

  • Robson Leite
  • Publicado em 16 de fevereiro de 2024 às 08:00
compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin

É essencial que o motorista busque equilíbrio na hora de encher o tanque, pois só assim ele terá a eficiência e a economia que tanto deseja

O constante aumento dos combustíveis é causa de preocupação constante entre motoristas de todo o Brasil e também do mundo. Assim, para economizar, não é incomum que algumas pessoas aproveitem promoções para poder abastecer pagando menos.

Porém, mesmo que as condições estejam convidativas, é preciso ter cuidado na hora de encher o tanque com frequência. De acordo com especialistas automotivos, essa prática pode aumentar o consumo de gasolina ou álcool do carro, uma vez que, graças à presença do líquido, o peso do veículo consequentemente aumenta.

Logo, a quantidade de combustível necessária para fazê-lo se movimentar também acaba sendo maior, e a tão sonhada economia acaba não acontecendo. Tal fato deve ser considerado principalmente por aqueles que dependem do automóvel com maior frequência, como, por exemplo, trabalhadores de aplicativos como a Uber.

Como encher o tanque da maneira correta

Conforme os experts da área, é essencial que o motorista busque equilíbrio na hora de encher o tanque, pois só assim ele terá a eficiência e a economia que tanto deseja. Lembrando que se deve tomar bastante cuidado com as misturas adulteradas, que também são capazes de causar danos extensos ao motor e outros componentes do carro.

Seguidamente, estima-se que a cada 100 kg adicionados a um automóvel há um prejuízo em torno de 6% de consumo. Assim, mesmo que tal percentual pareça pequeno de início, ao final do mês, ele pode trazer muitos prejuízos para o orçamento do indivíduo.

Portanto, aqueles que desejam usar seu dinheiro com mais sabedoria evitam abastecer em sua totalidade, a menos que isso seja extremamente necessário, como ocorre em viagens muito longas, quando não se sabe se haverá postos de abastecimento nas estradas.

Sem choro

Outra dica de ouro é ter cuidado com o popular “chorinho” que muitos estabelecimentos oferecem, afinal, abastecer além do limite indicado é capaz de causar danos a uma peça chamada cânister, responsável por realizar a retenção dos gases oriundos da evaporação das misturas.

Se ele ficar muito encharcado terá sua eficiência comprometida, o que costuma trazer sérios problemas. De acordo com o portal Capitalist, se você deseja preservar o seu veículo busque abastecê-lo com moderação e evite exageros desnecessários, o que garantirá a longevidade dele e o seu bem-estar financeiro.


+ Veículos