Deputada Graciela lamenta veto ao projeto de distribuição de absorventes no Estado

  • Robson Leite
  • Publicado em 10 de fevereiro de 2023 às 17:00
  • Modificado em 10 de fevereiro de 2023 às 18:45
compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin

Com a decisão do governador, a Assembleia Legislativa irá analisar os motivos da rejeição e pode concordar ou não.

A deputada Delegada Graciela lamentou a decisão do governador Tarcísio de Freitas de vetar o projeto de lei “Menstruação Sem Tabu”, de sua autoria, que prevê a distribuição de absorventes gratuitos em escolas, presídios e para mulheres em situação de vulnerabilidade no Estado.

O projeto da deputada Graciela, que recebeu assinaturas de apoio de outras seis parlamentares, tem o objetivo de conscientizar sobre a menstruação e a universalização do acesso a absorventes higiênicos.

“A falta de recursos financeiros para comprar absorventes faz com que muitas meninas deixem de frequentar as escolas. O tabu e o preconceito sobre a menstruação provocam um impacto muito grande na vida dessas mulheres”, afirma a deputada Graciela.

Inspiração

Antes mesmo de ser aprovado, o projeto serviu de inspiração para vários Estados e municípios que estão apresentando ideias semelhantes por todo o País.

Com a decisão do governador, a Assembleia Legislativa irá analisar os motivos da rejeição e pode concordar ou não. Se aprovado o veto, o projeto é arquivado. Caso discorde, rejeitará o veto e promulgará a Lei.

“O veto impede a universalização de um direito básico às mulheres. Vou lutar na Assembleia Legislativa para a derrubada do veto, pois o projeto é essencial. O programa existente atualmente atende apenas um público específico”, finalizou a deputada.


+ Política