Conhece a lesão do pão de queijo? Trauma comum pode causar amputação de dedos

  • Rosana Ribeiro
  • Publicado em 26 de maio de 2024 às 07:30
compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin

Acidente acontece ao tentar separar alimentos congelados com uma faca e pode causar graves danos às mãos

Lesão acontece quando a pessoa tenta separar dois ou mais pães de queijo com uma faca – foto Arquivo

 

Cortes nas mãos ao cozinhar são muito comuns, em especial quando a faca está mais afiada.

Mas, no Brasil, um machucado específico pode causar danos graves aos membros, demandando cirurgias e até levando à amputação de dedos.

Conhecida no meio médico como “lesão do pão de queijo”, o trauma ocorre quando uma pessoa tentar separar dois ou mais pães de queijo congelados com uma faca.

Neste tipo de acidente, a ponta da faca perfura a palma da mão ou o dedo e corta nervos, tendões ou vasos sanguíneos da região.

A depender da força aplicada no acessório de cozinha e da posição da mão no momento, podem ocorrer até amputações da ponta do dedo.

“É muito importante nunca segurar o alimento na direção oposta da ponta da faca. Se precisar fazer alguma força com a faca, realize contra uma tábua”, alerta o ortopedista Antonio Carlos da Costa, presidente da Sociedade Brasileira de Cirurgia da Mão (SBCM).

Ao tentar separar os pães de queijo – que estão duros e escorregadios pela camada de gelo –, o acessório pode escorregar de uma das mãos e machucar o outro membro.

“A ponta da faca vai de encontro à mão que está segurando o alimento, por isso a lesão leva esse nome. Ela é relativamente comum e pode acontecer com outros alimentos”, diz o ortopedista Antonio Tufi, especialista em mãos.

Salgados, vegetais e carnes congelados também podem provocar esse tipo de lesão. O ideal, segundo Tufi, é jamais tentar separá-los com a faca, deixando-os se desprenderem por conta própria após o descongelamento.

“Geralmente, os alimentos congelados aderem mutualmente e, ao separá-los, a faca escorrega e ocorre a lesão”, fala o presidente da SBCM.

O que fazer ao ocorrer a lesão?

Costa ressalta que, em caso de corte na mão, a primeira medida é higienizá-la, sem aplicar qualquer tipo de produto químico ou substância caseira, como borra de café, pasta de dente ou açúcar.

Nos ferimentos mais profundos ou quando houver déficit de movimentação ou de sensibilidade após o corte, deve-se buscar ajuda médica.

“Lave a mão com água e sabão, cubra com um tecido seco e procure o mais breve possível o serviço médico”, orienta.

“Não se deve tentar estancar sangue em casa ou fazer um curativo até o sangramento parar”, completa Tufi.

O tratamento da “lesão do pão de queijo” dependerá da gravidade do acidente. Se o ferimento for só na pele, uma sutura será feita no pronto-socorro.

“Se o nervo foi lesionado, é necessário uma neurorrafia, que é o processo de sutura de um nervo cortado ou danificado, permitindo a regeneração nervosa”.

“Já se o tendão foi lesionado, é necessária uma tenorrafia, quando os tendões são reparados. Ambas são realizadas no centro cirúrgico”, conta Tufi.

Nos casos mais graves, em que a faca acaba por amputar a ponta de um dos dedos, é crucial manusear corretamente a parte cortada para haver a possibilidade de um reimplante.

“Pegue o segmento amputado, lave em água corrente, coloque em um saco plástico e corra para o pronto-socorro especializado”, explica Costa.

Se possível, guarde o saco com o membro em um recipiente de isopor com gelo até chegar ao hospital.

*Informações Casa e Jardim


+ Saúde