Chuva? Calorão? Saiba como será a Primavera, que começa neste sábado, 23

  • Rosana Ribeiro
  • Publicado em 22 de setembro de 2023 às 21:00
compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin

Fenômeno El Niño vai afetar a primavera que inicia neste sábado e termina em 22 de dezembro

Primavera começa neste sábado, 23, e vai até o dia 22 de dezembro – foto Freepik

 

Conhecida tradicionalmente como a estação das flores, a primavera começa neste sábado, 23 de setembro, às 3h50, e termina no dia 22 de dezembro, à 0h27 (horário de Brasília).

No início da primavera, os dias terão aproximadamente a mesma duração das noites, e no Hemisfério Sul, vão ficando cada vez maiores e as noites cada vez menores, até o dia com maior presença do Sol no ano, que marca o início do verão (22 de dezembro).

Neste ano, a estação será marcada pela influência do fenômeno climático El Niño, causado pelo aquecimento das águas de parte do Oceano Pacífico. O fenômeno costuma causar déficit de precipitação na maior parte do Brasil e chuvas mais intensas na região Sul.

Segundo o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), para o próximo trimestre (outubro, novembro e dezembro) a previsão indica maior probabilidade de chuva abaixo da faixa normal entre o leste, centro e faixa norte do Brasil.

Entre a região Sul, parte de Mato Grosso do Sul e de São Paulo, a previsão indica maior chance de chuva acima da faixa normal.

Já a previsão de temperatura indica maior probabilidade de valores acima da faixa normal na maior parte do País.

O prognóstico aponta para o retorno gradual da chuva na porção sul das regiões Centro-Oeste e Sudeste, principalmente em novembro, fator importante para a elevação do armazenamento de água no solo e o estabelecimento das fases iniciais das culturas no campo, como a soja, milho e algodão.

Entretanto, na porção norte das regiões Centro-Oeste e Sudeste, a irregularidade das chuvas, combinada com altas temperaturas, pode reduzir os níveis de água no solo.

Na região Sul, a previsão de favorecimento de chuva acima da média pode beneficiar o início da safra de grãos nessas áreas, especialmente nas áreas de arroz, onde as lavouras necessitam de irrigação.

Atenção especial é necessária para o Rio Grande do Sul, onde há previsão de excesso de chuva nos próximos meses, cenário que pode intensificar o excedente hídrico, causando o encharcamento do solo e, consequentemente, prejudicando a colheita da safra de inverno e o início do plantio das culturas de grãos.

Tempestades mais frequentes

Já a MetSul destaca que a primavera é o período com maior frequência de tempestades, muitas vezes severas, com intensos vendavais e granizo. Há precedentes de tornados na estação.

Neste ano, a MetSul avalia que a frequência de tempestades pode ser muito alta no Sul do Brasil. Espera-se, por exemplo, que ocorra mais do que o habitual um sistema típico da primavera que são aglomerados de nuvens muito carregadas que se formam com o calor úmido no Nordeste da Argentina e no Paraguai e que avançam para o Mato Grosso do Sul e o Sul do Brasil.

Este tipo de sistema, que tem ápice de intensidade à noite, costuma trazer muita chuva com volumes altíssimos em curto período e temporais de vento, raios e granizo.

O tempo muito mais quente que o normal no Centro-Oeste e no Sudeste, mesmo que haja um indicativo de chuva abaixo da média na maior parte destas regiões, também deve favorecer uma maior frequência de tempestades isoladas no Centro do Brasil durante a primavera deste ano.

*Informações Globo Rural