Médico explica como se proteger e manter a saúde em dia com as mudanças do tempo

  • Robson Leite
  • Publicado em 30 de maio de 2024 às 19:00
compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin

Em dias mais gelados é importante manter o corpo aquecido, enquanto em dias quentes precisamos nos manter frescos.

Com as mudanças climáticas, estamos passando por variações bruscas de temperatura em diversas partes do país, o que pode prejudicar diretamente nossa saúde, uma vez que favorecem o aparecimento de infecções respiratórias.

Rodrigo Athanazio, pneumologista e diretor médico da Melvi Saúde, explica que resfriados, gripes e pneumonias podem se tornar mais frequentes nessa época do ano.

“Com as temperaturas mais baixas e chuvas, as pessoas tendem a manter o ambiente fechado e ficam aglomeradas. Isso aumenta a circulação dos vírus. Inclusive, temos observado um surto de norovírus em Salvador, que é facilmente transmitido, resistente e tem uma alta capacidade infecciosa”, diz ele.

Transmissão de vírus

Ele esclarece que a transmissão deste vírus, assim como muitos outros, está relacionado a surtos sazonais, que tendem a aumentar no outono e inverno.

No entanto, engana-se quem pensa que a propagação de doenças ocorre somente em dias frios.

“Acabamos de passar por uma forte onda de calor e a falta da chuva também favorece alguns vírus que pioram as doenças pulmonares”, comenta Rodrigo. “Essas mudanças climáticas derrubam nossa imunidade, o que nos deixa mais propícios a ficar doentes.”

Veja algumas dicas de cuidado que o médico separou:

01. Se mantenha hidratado

Seja no calor ou no inverno, a ingestão de água é fundamental para manter o bom funcionamento do organismo. Um corpo hidratado é menos suscetível à doenças.

02. Deixe o ambiente ventilado

Portas internas e janelas devem estar abertas sempre que possível, para circular o ar. “Se não for possível abrir tudo, deixe pelo menos frestas abertas em cada ambiente, para renovar esse ar”, diz o Athanazio.

03. Use roupas adequadas para cada temperatura

Em dias mais gelados é importante manter o corpo aquecido, enquanto em dias quentes precisamos nos manter frescos. Segundo Rodrigo, essa é uma forma de evitarmos adoecer, visto que estamos proporcionando um equilíbrio para o organismo.

04. Tenha uma dieta rica em vitaminas e nutrientes

“Uma alimentação saudável é fundamental para mantermos a nossa imunidade intacta. Junte isso com um descanso adequado e exercícios físicos e terá ótimos aliados no cuidado da sua saúde”, conclui o médico.

05. Os cuidados com a higiene permanecem

Por fim, Rodrigo comenta que os cuidados básicos de higiene que reforçamos na época da pandemia de Covid-19 permanecem. Lave as mãos corretamente, faça o isolamento dos doentes e higienize o ambiente.

Se você estiver em um local com suspeita de surto, essa atenção deve ser redobrada. Além disso, dê preferência por água mineral e faça a limpeza correta dos alimentos, com água e hipoclorito de sódio.