Outono começa nesta segunda (20): calor, chuva ou frio? Saiba como será a estação

  • Teo Barbosa
  • Publicado em 20 de março de 2023 às 18:30
compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin

Previsão dos institutos é de que não ocorram mudanças abruptas no clima a curto prazo, mas as chuvas poderão ser mais intensas

O outono, que começa às 18h25 desta segunda-feira (20), não promete mudanças abruptas no clima a curto prazo. A chuva, concentrada sobretudo no Centro-Oeste e Sudeste durante o verão, deverá se distribuir pelo país, o que aliviará a estiagem no Sul e levará chuvas mais intensas para a região Nordeste.

De acordo com Estael Sias, meteorologista da MetSul, o diferencial do outono de 2023 para o de anos anteriores é a temperatura do Pacífico, após três anos de La Niña — fenômeno caracterizado pelo resfriamento das águas deste oceano.

Os impactos, segundo especialistas, serão vistos no comportamento da chuva e na temperatura da estação.
Os dias quentes serão normais em abril, maio e até junho.

Segundo a MetSul, o outono terá predomínio de dias com temperatura acima da média, quentes para a época do ano. Os episódios de frio, contudo, serão pontuais e fortes.

Umidade e chuva

Segundo o Instituto Nacional de Meteorologia, a primeira semana do outono de 2023 no Brasil terá uma redistribuição da umidade pelo território.

A expectativa é a de que o Sul tenha maior frequência de pancadas de chuva, enquanto o Sudeste e uma parte do Sul tenham mais dias de tempo seco e calor pela frente.

Segundo o jornal O Globo, a previsão também indica que, até esta terça-feira (21), pancadas de chuva e trovoadas ocorram em todo o Centro norte da região Nordeste, principalmente no Maranhão, Piauí, Ceará, Rio Grande do Norte e em áreas isoladas do sertão de Pernambuco e da Paraíba.

Sudeste

No Sudeste, abril começará com algumas pancadas de chuva típicas do verão, mas o tempo seco passará a predominar.

Não são esperadas temperaturas elevadas, principalmente no interior de São Paulo e Minas Gerais.

Na faixa litorânea do Rio de Janeiro e São Paulo, alguns eventos de chuva extrema ainda podem ocorrer durante a passagem de frentes frias.