Onda de calor faz temperaturas em Rifaina chegar aos 38 graus, mostra previsão

  • Teo Barbosa
  • Publicado em 24 de agosto de 2023 às 11:00
compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin

Termômetros devem marcar acima dos 35ºC até sábado e bater recorde histórico para o inverno. Umidade do ar cai para nível de atenção

Uma onda de calor em pleno inverno, causada por uma grande massa de ar quente e seco, deve atingir boa parte do país até sábado (26), incluindo cidades da região.

Segundo os meteorologistas, as temperaturas podem ficar 10ºC acima da média projetada para o período e chegar a níveis recordes históricos para a estação.

Nessa época do ano, os maiores registros chegam à faixa dos 27ºC, mas há previsão de que eles ultrapassem os 35ºC nos próximos dias.

Em Rifaina (SP), por exemplo, a temperatura pode chegar a 38ºC, mas até sábado volta a 30ºC e, no domingo (27), vai a 28ºC.

Máximas e mínimas mais altas

A onda de calor já está sendo sentida desde terça-feira (22) em cidades da região, sobretudo no registro das temperaturas máximas. A previsão é de que o período mais quente do dia seja entre 14h e 16h.

Franca: 15ºC a 31ºC
Igarapava: 18ºC a 35ºC
Ribeirão Preto: 16ºC a 34ºC
Barretos: 18ºC a 35ºC

Umidade baixa

Além de elevar as temperaturas, a massa de ar impede a formação de nuvens de chuva e deixa o clima mais seco nos próximos dias.

Com isso, a umidade relativa do ar deve ficar abaixo dos 30%, em estado de atenção, bem menor do que os 60% recomendados pela Organização Mundial de Saúde (OMS).

Quando as temperaturas caem?

Segundo o portal G1, a previsão é de que a onda de calor, apontada desde segunda-feira (21), se estenda até sábado (26), a partir de quando as temperaturas devem cair.