Poder Legislativo quer incentivar as empresas da cidade a promoverem ações de inclusão a deficientes visuais auditivos
A Câmara de Franca analisa nesta semana o projeto que cria o “Selo Sabor da Inclusão”, de autoria do vice-presidente da Casa, vereador Walker Bombeiro da Libras (PL).
A proposta pretende reconhecer bares, restaurantes, lanchonetes, padarias, cafeterias, quiosques e similares que adotarem práticas de acessibilidade no atendimento a pessoas com deficiência visual e auditiva.
Para conquistar o selo, os estabelecimentos precisarão atender a dois requisitos básicos: oferecer pelo menos um cardápio em braille, com os mesmos itens e preços do convencional, e contar com um funcionário capacitado em noções básicas de Libras para atender clientes surdos.
Regras
A confecção dos cardápios poderá ser feita em parceria com entidades especializadas, como a Sociedade dos Cegos de Franca, que também podem auxiliar na formação em Libras.
Walker explica que a iniciativa valoriza os comércios que se preocupam com a inclusão e, ao mesmo tempo, fortalece a rede local de apoio.
O “Selo Sabor da Inclusão” será concedido apenas por entidades do município com atuação reconhecida junto a pessoas cegas, de baixa visão ou surdas, e que disponham de máquina braille e ofereçam capacitação em Libras.