Babosa: como cuidar e onde colocar para proteger sua casa das más energias

  • Dayse Cruz
  • Publicado em 23 de maio de 2025 às 22:00
compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin

A babosa tem vários benefícios, que vão desde a saúde física até a harmonia e o equilíbrio do lar

Também conhecida como aloe vera, a babosa tem propriedades úteis para quase todas as circunstâncias – foto PlantaSonya

 

A babosa, também conhecida como aloe vera, é originária do norte da África, mas isso não impediu que ela se reproduzisse em grande parte do mundo, especialmente em lugares de climas quentes.

Pertencente à família dos cactos, o que explica sua rápida reprodução, desde que mantida em condições ideais, a planta tem um simbolismo e história tão marcantes que foi associada a personagens como Cleópatra e ao costume egípcio de colocar uma babosa perto das criptas para simbolizar a vida eterna e a transformação.

Quais são os usos e benefícios da babosa?

Surpreendentemente, graças à sua nobreza, a babosa tem propriedades úteis para quase todas as circunstâncias.

Entre seus benefícios medicinais, destacam-se seu efeito de relaxante natural e sua eficácia para aliviar irritações, queimaduras leves e outras lesões pequenas na pele, devido às suas propriedades analgésicas.

Também é fungicida e antibacteriana, ajudando a combater infecções leves e de pele. Sob supervisão de um especialista, ela pode ainda ser ingerida em pequenas doses para desintoxicar o corpo e melhorar a digestão.

No campo da cosmetologia, a babosa ajuda a reparar, restaurar e hidratar os cabelos. Cicatriza pequenas marcas de acne no rosto e também ajuda no tratamento de acne e eczema. É um aliado muito importante nos cuidados da pele, unhas e cabelos.

Por último, mas não menos importante, a babosa também tem usos fortemente relacionados ao esoterismo. Ela é a guardiã do lar por excelência.

Devido à sua força e capacidade de adaptação a diferentes ambientes, dentro do esoterismo e das práticas espirituais, ela transmuta energias e repele vibrações negativas; e é até usada como amuleto.

Como cuidar da babosa?

Como já mencionamos, a babosa pertence à família dos cactos, de fácil reprodução e adaptabilidade. Aqui estão algumas dicas para cuidar da sua planta, como ela cuida de você.

Pouca água

Deve ser regada de forma esporádica, e recomenda-se deixar que o solo seque completamente antes de regar novamente. Durante o inverno, regue no máximo duas vezes por mês.

A casinha ideal

Como a babosa precisa de drenagem constante e segura para evitar que a água se acumule e cause o apodrecimento de suas folhas, ela precisa de um vaso feito de materiais naturais, como barro, vime ou vasos biodegradáveis, que se tornaram muito populares nos últimos anos.

Pouco sol

É uma planta originária de climas quentes, mas isso não significa que ela suporte luz solar direta. Recomenda-se luz solar parcial ou indireta. Luz suficiente para mantê-la saudável e com um verde brilhante.

Ela precisa de muita proteção durante o inverno, por isso é aconselhável não deixá-la ao ar livre durante essa estação.

Dica extra: coloque no vaso substratos especiais que facilitem a drenagem, como pedras. Alimente-a também com adubo natural e muito amor.

Se você usa sua babosa e precisa podá-la constantemente para tratamentos estéticos, é ideal ter mais de uma em casa.

Onde colocar sua babosa para proteger a casa?

Se você quer proteção…

O lugar ideal para colocar a babosa e proteger a casa é o hall de entrada. Pode ficar ao lado da porta principal, na mesinha do hall ou mesmo perto do armário de casacos e sapatos.

Se você quer transmutação energética…

Para a transmutação de energia e das vibrações que entram no lar por caminhos desconhecidos, o melhor é colocá-la nas janelas ou varandas.

Ela não perde suas propriedades de blindagem e também ajuda no equilíbrio energético do lar. Algumas culturas dizem que ter babosa em casa reduz discussões.

Se você quer abundância…

Para atrair fortuna, abundância e boa sorte, o melhor é colocar a babosa no banheiro ou na cozinha.

Na cozinha porque é o local de onde vêm os alimentos para toda a casa, e no banheiro por sua forte associação com a fortuna econômica.

Lembre-se dos locais-chave: no caso da cozinha, as janelas ou a ilha da cozinha; no caso do banheiro, as janelas ou a pia.

Além de purificar o ar (se você fuma, tem animais de estimação ou queima incenso regularmente), a babosa funciona muito bem enquanto você medita, então também vale levá-la para o lugar especial da tranquilidade.

Fonte: Casa Vogue