Avanço tecnológico permite carregar bateria de veículos elétricos em 10 minutos

  • Nene Sanches
  • Publicado em 20 de novembro de 2022 às 20:00
compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin

Tecnologia é baseada na modulação térmica interna, um método ativo de controle de temperatura que otimiza o desempenho da bateria. 

Um avanço no design de baterias de veículos elétricos permitiu um tempo de carga de 10 minutos, um recorde nunca antes alcançado.

Segundo publicação do portal Mezzopieno, a tecnologia é baseada na modulação térmica interna, um método ativo de controle de temperatura que otimiza o desempenho da bateria. 

O desafio era manter constantemente a temperatura certa. “Historicamente, sistemas de aquecimento e resfriamento externos volumosos têm sido utilizados para regular as temperaturas da bateria que desperdiçam muita energia”, disse Chao-Yang Wang, professor de engenharia mecânica da Pennsylvania State University. 

Wang e sua equipe decidiram regular a temperatura de dentro da bateria, desenvolvendo uma nova estrutura que adiciona uma folha de níquel ultrafina como quarto componente, além do ânodo, eletrólito e cátodo. A informação foi publicada pelo portal Nature.

Carregamento rápido

“Nossa tecnologia de carregamento rápido funciona para a maioria das baterias com alta densidade de energia e abre uma nova possibilidade de dimensionar as baterias de veículos elétricos de 150 para 50 kWh sem causar ansiedade de alcance para os motoristas”, disse Wang.

 “Baterias menores e mais rápidas reduzem drasticamente o custo e o uso de matérias-primas críticas como cobalto, grafite e lítio, permitindo a adoção em massa de carros elétricos acessíveis”.

“As baterias de carregamento rápido podem ter um impacto imediato”, escrevem os pesquisadores. “Como não há minerais brutos suficientes para substituir todos os carros com motor de combustão por um veículo elétrico de 150 kWh, o carregamento rápido é essencial para que os carros elétricos se tornem acessíveis a todos”.


+ zero