Formula Chopp

Detran.SP disponibiliza renovação de CNH online. Veja como fazer

  • Cesar Colleti
  • Publicado em 3 de outubro de 2020 às 12:36
  • Modificado em 29 de outubro de 2020 às 23:47
compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin

O processo eletrônico é simples e vale para todas as categorias de Carteira Nacional de Habilitação

​Renovar a Carteira Nacional de Habilitação (CNH) agora ficou mais fácil pelos canais digitais oferecidos pelo Detran.SP por meio da plataforma do Poupatempo www.poupatempo.sp.gov.br.

O serviço está disponível em todo o Estado de São Paulo e traz mais comodidade ao cidadão, especialmente neste período de pandemia. 

Após sua emissão, o documento será disponibilizado no aplicativo Carteira Digital de Trânsito (CDT) e a versão impressa enviada via correio no endereço cadastrado no Detran.SP.

O processo eletrônico é simples e vale para todas as categorias de CNH e está disponível para quem não quer alterar dados no documento, como nome e categoria e aqueles que não estejam com a habilitação suspensa ou cassada. Basta acessar o portal do Poupatempo ou o aplicativo Poupatempo Digital e selecionar a opção Renovação de CNH.

O primeiro passo é preencher o cadastro e agendar o exame médico em uma clínica credenciada pelo Detran.SP. Para quem exerce atividade remunerada (EAR) e precisa fazer exame psicológico para inclusão deste dado na carteira, também será indicado um profissional cadastrado.

Após a realização e aprovação no exame, o motorista deverá pagar a taxa de emissão do documento nos bancos cadastrados (Santander, Banco do Brasil ou Bradesco), que também pode ser feito por meio eletrônico. 

A foto será a mesma utilizada na carteira anterior, a não ser que tenha havido alguma mudança na aparência do cidadão (não utiliza mais óculos, por exemplo). 

Concluído o processo, a versão impressa é encaminhada ao motorista e para quem optar pela versão digital serão enviadas, por e-mail, orientações de como proceder por meio do aplicativo Carteira Digital de Trânsito (CDT).

Vale lembrar que em função da pandemia do coronavírus e de acordo com a Deliberação nº 185, de 19 de fevereiro de 2020, do Conselho Nacional de Trânsito (Contran), as CNHs e Permissões Para Dirigir (PPDs) vencidas a partir de 19 de fevereiro de 2020 tiveram validade prorrogada por tempo indeterminado.

De acordo com o diretor da Prodesp, Murilo Macedo, mesmo com a obrigatoriedade da renovação temporariamente suspensa, os motoristas paulistas têm usado a tecnologia para atualizar os documentos.

“Durante o período de quarentena, o Poupatempo e o Detran.SP continuaram atendendo as necessidades da população pelos canais digitais. As renovações de CNH somam mais de 210 mil emissões pelo site e aplicativo dos órgãos de atendimento ao cidadão”, afirma Macedo.

CNH Digital

Para aqueles que já desejam fazer a CNH digital, após a renovação da habilitação que virá com um QR Code (código de barras), basta solicitá-la por meio do aplicativo CDT (Carteira Nacional de Trânsito) da SERPRO (empresa de tecnologia do governo federal). 

A validade da CNH digital, que ficará armazenada no celular do usuário, é a mesma da impressa e tem o mesmo valor jurídico.

“Estamos trabalhando para levar os serviços oferecidos pelo Detran.SP à toda população do Estado. Nosso objetivo é usar a tecnologia para agilizar o acesso e trazer resoluções mais rápidas e seguras aos motoristas, especialmente neste período de pandemia. Para isso, hoje o Detran.SP disponibiliza mais de 60 serviços pelos canais digitais e queremos avançar cada vez mais facilitando os procedimentos”, frisa Ernesto Mascellani Neto, diretor-presidente do Detran.SP.


+ Serviços