Além da imunidade: veja 5 motivos para você dormir mais

  • Nina Ribeiro
  • Publicado em 25 de dezembro de 2023 às 21:00
compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin

Fisiologicamente, dormir é um processo de organização do corpo, fundamental para o bom funcionamento de todo o nosso organismo

Dormir é um processo essencial para o bom funcionamento de todo o nosso organismo – foto Arquivo

 

Fisiologicamente, dormir é um processo de organização do corpo. Os hormônios se equilibram, os conteúdos aprendidos durante o dia são fixados pela memória e até o humor reencontra a leveza após uma noite de sono reparador.

As horas com a cabeça no travesseiro reverberam por todo o organismo – do estômago ao sistema imunológico.

Segundo a nutricionista Priscila Gontijo, da empresa Puravida, o ideal é ter, ao menos, sete horas de sono de qualidade por noite.

Ela enumera os 5 principais benefícios de uma noite de sono:

1. Promove saciedade

O sono de má qualidade pode refletir no aumento da grelina, hormônio que incentiva o apetite. Além disso, há queda da leptina, substância que reduz a vontade de comer.

Ou seja, quanto melhor for o descanso, menos fome o indivíduo terá.

2. Controla o peso

Como consequência da saciedade, o indivíduo que dorme bem consegue gerenciar melhor o seu peso corporal. Em contrapartida, quando a pessoa dorme mal, pode ganhar peso.

Pesquisas mostram que dormir mal é um fator de risco para o desenvolvimento da obesidade desde a infância até a vida adulta.

3. Melhora a disposição

“Acordar de uma noite reparadora de sono proporciona maior disposição e impacta diretamente no rendimento das atividades físicas. Dormir é uma forma de recarregar a bateria. Quanto melhor alguém dorme, mais disposta estará”, afirma Priscila.

4. Aumenta a imunidade

Uma boa noite de sono combate os radicais livres que causam inflamações no organismo, isso significa menor quantidade de ameaças ao sistema imunológico.

O bom funcionamento do sistema imunológico significa menor risco para o desenvolvimento de doenças causadas por vírus e bactérias.

5. Favorece a concentração

“Um cérebro descansado é capaz de se concentrar mais. A privação do sono induz um desempenho cognitivo menor”.

“A explicação está na memorização dos aprendizados do dia, que ocorre, justamente, no período de descanso noturno. Logo, quem dorme mais tem melhor concentração, mais foco, memória mais ativa e maior produtividade”, afirma a nutricionista.

*Informações Metrópoles


+ Bem-estar