Pés rachados são tormento; além do aspecto feio, causam dores e outros incômodos

  • F. A. Barbosa
  • Publicado em 20 de novembro de 2022 às 19:30
compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin

Faça em casa um ritual de tratamento que vai deixar seus pés macios e sem rachaduras; aprenda aqui

Faça em casa um ritual de tratamento que vai deixar seus pés macios e sem rachaduras; aprenda aqui

A rachadura nos pés surge quando a pele está muito seca e, por isso, acaba quebrando com o peso do corpo e das pequenas pressões das atividades do dia-a-dia, como correr para o ônibus ou subir escadas, por exemplo.

Assim, a melhor forma de evitar que surja a pele cascão com fissuras nos calcanhares consiste, principalmente, em manter os pés bem hidratados, passando creme, pelo menos, uma vez por dia.

No entanto, para quem já tem o pé ressecado e rachado, existe um ritual de cuidados que deixa a pele novamente sedosa e macia, permitindo utilizar sandálias e chinelos sem vergonha.

Faça um bom tratamento caseiro

Este ritual de tratamento para pés rachados deve ser feito, pelo menos, duas vezes por semana ou todos os dias, durante períodos em que os pés estão muito ressecados.

Faça um escalda pés hidratante

O primeiro passo consiste em fazer um escalda pés, para amolecer a pele e abrir os poros, permitindo que o creme hidratante seja bem absorvido por todas as camadas de pele.

Para fazer o escalda pés deve-se colocar um pouco de água morna dentro de uma bacia até atingir a altura de oito a dez cm, ou uma altura que permita mergulhar todo o pé na água;

Depois, adicionar uma a duas colheres de sopa de creme hidratante, dependendo da quantidade de água;

Em seguida, misturar bem o creme na água, para dissolver completamente; depois, mergulhar os pés por cinco a dez minutos, para garantir que a pele fica mole e absorve o creme.

Água morna

Idealmente, o escalda pés não deve ser feito com água muito quente, nem sem o creme hidratante, pois irá abrir e agredir os poros, podendo deixar a pele mais seca.

Seque os pés corretamente

Após terminar o escalda pés é muito importante secar bem a pele, para evitar o crescimento de fungos, especialmente entre os dedos do pé.

No entanto, deve-se evitar esfregar a toalha na pele, pois essa ação deixa a pele mais irritada e contribui para o aumento do ressecamento.

Assim, o ideal é secar a pele com leves movimentos de pressão sobre a pele, para retirar o excesso de água, e depois deixar os pés ao ar livre durante dois minutos, para que sequem completamente.

Retire excessos de pele

Este passo do ritual é opcional e, geralmente, só deve ser feito quando já não existem rachaduras, mas a pele ainda continua grossa e ressecada.

Nestes casos, após secar o pé com a toalha, mas antes de os deixar secar ao ar livre, deve-se utilizar uma lixa de pés, ou uma pedra pomes, por exemplo, para fazer movimentos leves sobre o calcanhar e retirar o excesso de pele morta.

Esta técnica também pode ser feita em outra regiões mais secas do pé, como a lateral do dedão. Depois, pode-se passar novamente o pé por água morna, ou retirar a pele que saiu, utilizando uma toalha, por exemplo.

Passe um creme hidratante

Quando o pé já está completamente seco deve-se passar um pouco de creme hidratante para fechar os poros e acabar a hidratação da pele.

Quanto mais espesso for o creme, maior será o grau de hidratação, mas a escolha pode ser feita de acordo com as preferências de cada pessoa.

Depois de passar o creme, deve-se calçar uma meia para garantir que não é retirado pelo calçado e que é completamente absorvido pela pele.

Além disso, a meia ajuda que o pé não escorregue, evitando possíveis quedas. Uma boa opção é fazer o ritual antes de dormir, para que se mantenha as meias por algumas horas e sem a pressão do sapato.

Confira no vídeo a seguir como fazer um ótimo creme hidratante caseiro para salvar seu pé:


+ Bem-estar