Saiba como limpar a cera dos ouvidos de forma segura e sem precisar de cotonetes

  • Marcia Souza
  • Publicado em 7 de abril de 2024 às 18:30
compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin

Cotonetes podem empurrar a cera mais profundamente ou até mesmo romper o tímpano

O acúmulo de cera pode bloquear o canal auditivo, conferindo sensação de ouvido tapado e dificuldade para ouvir.

Por isso, para evitar que isso aconteça, é importante manter os ouvidos sempre limpos.

No entanto, não é recomendado limpar os ouvidos com cotonete ou outro objeto pontiagudo, como a tampa da caneta ou clip de papel, por exemplo, porque podem empurrar a cera mais profundamente ou até mesmo romper o tímpano.

Assim, as melhores estratégias para manter o ouvido sempre limpo são:

1. Passar o cantinho da toalha ou disco de algodão molhado

Depois do banho, pode-se passar o cantinho de uma toalha molhada ou um disco de algodão úmido em toda a orelha, porque isso irá remover a sujeira acumulada na parte externa do ouvido, de forma segura;

2. Usar o cotonete apenas na parte de fora da orelha

O cotonete só deve ser usado na parte de fora da orelha e nunca deve ser introduzido no canal auditivo. Existem ainda cotonetes para bebês que impedem que o cotonete entre dentro do canal auditivo, servindo apenas para limpar a superfície.

3. Pingar 2 gotas de óleo Johnson ou óleo de amêndoa no ouvido

Se a pessoa estiver com muita cera acumulada, para a amolecer pode pingar 2 gotas de óleo Johnson ou de amêndoa e depois com uma seringa jogar um pouquinho de soro fisiológico dentro da orelha e virar a cabeça lateralmente, para que o líquido saia completamente e não haja infecção.

4. Usar Cerumin

O Cerumin é um produto que amolece a cera, facilitando sua remoção. Saiba como usar cerumin para tirar cera do ouvido na bula do produto.

5. Usar um tampão de ouvido

Deve-se também usar uma tampão de ouvido quando se for à praia, cachoeira ou para piscina, para que não entre água, de forma a prevenir infecções.

Sinais de infecção no ouvido

Em alguns casos, a cera acumulada no canal auditivo pode causar infecção, e nesse caso, os sintomas que podem surgir incluem:

• Sensação de ouvido tapado;

• Dor de ouvido;

• Febre;

• Coceira na orelha;

• Mau cheiro no ouvido, caso tenha pus envolvido;

• Diminuição da audição;

• Sensação de tontura ou vertigem.

É preciso ficar esperto

Quando estes sintomas se encontram presentes, é recomendado ir ao médico para que ele possa examinar o ouvido internamente com um pequeno dispositivo chamado otoscópio, que pode observar até o tímpano.

Em caso de infecção, o médico poderá indicar o uso de antibióticos para desinflamar o canal auditivo e combater a infecção.

Para isso, pode ser necessário usar os remédios pelo tempo determinado pelo médico, para que a situação seja realmente solucionada, porque caso contrário, haverá apenas uma melhora dos sintomas e em poucas semanas a infecção de ouvido voltará a se manifestar, podendo pôr em risco a audição.


+ Bem-estar