Administração Municipal oficializa APL Metalmecânico de Sertãozinho

  • Entre linhas
  • Publicado em 19 de dezembro de 2018 às 22:36
  • Modificado em 8 de outubro de 2020 às 19:15
compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin

Objetivo é atrair novos investimentos, propor estratégias de negócios e inovação tecnológica

O prefeito Zezinho Gimenez assinou na última semana, dois decretos de criação, regulamentação e implantação do Arranjo Produtivo Local (APL) Metalmecânico de Sertãozinho. A assinatura ocorreu durante o evento de posse da nova diretoria do Ceise BR.

Estiveram presentes no evento, além do prefeito, seu vice, Nilton César Teixeira; a vice-presidente da Câmara Municipal de Sertãozinho, Maria Neli Mussa Tonielo; o secretário de Desenvolvimento Econômico, Paulo Gallo; o antigo presidente do Ceise BR, Aparecido Luiz; o presidente eleito empossado do Ceise, Luís Carlos Jorge; e os representantes do CIESP, Antônio Eduardo Tonielo Filho; da Copercana, Antônio Eduardo Tonielo; da FIESP, José Eduardo Mendes Camargo; e da ACIS, Paulo Scaranello.

“Em resumo, o APL de Sertãozinho buscará atrair novos investimentos, propor estratégias de negócios e inovação tecnológica, de forma cooperada entre as empresas que aderirem ao mesmo, visando aumentar a competitividade de nosso parque industrial”, pontuou o prefeito Gimenez.

O secretário municipal de Desenvolvimento Econômico, Paulo Gallo, destacou: “embora Sertãozinho já tivesse seu APL Metalmecânico reconhecido, somente agora foram oficializadas sua criação, regulamentação e implantação. Ele será gerido pela Prefeitura Municipal, representada pela Secretaria de Desenvolvimento Econômico, e pelas instituições Ceise, CIESP, FATEC e o IFSP”.

Sobre os APLs

Os APLs – Arranjos Produtivos Locais – são aglomerações de empresas com a mesma especialização produtiva e que se localizam em um mesmo espaço geográfico. As empresas dos APLs mantêm vínculos de articulação, interação, cooperação e aprendizagem entre si, contando também com apoio de instituições locais, como Governo, associações empresariais, instituições de crédito, ensino e pesquisa.

Participar de um APL fortalece as empresas, pois, juntas, formam um grupo articulado e importante para a sua região, facilitando a interação com o governo, associações empresariais, associações de produtores, órgãos públicos, instituições de crédito de ensino e de pesquisa. Além disso, torna os participantes mais articulados, trabalhando de forma cooperativa e trocando informações entre si, gerando melhorias e novas ideias entre todos.

Os APLs são difundidos em todo o mundo, mas é na Europa que eles têm a sua maior expressão: somente na Itália são 145, com 212.500 empresas e representando 27% do PIB, 42% dos empregos e 47% das exportações.

No Brasil, de acordo com o SEBRAE, o APL está ligado ao Ministério de Ciência, Tecnologia e Inovação – MCTIC, e no Estado de São Paulo está junto à Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Ciência e Tecnologia.


+ Cidades