Com 3.741 concorrentes, professora de Franca vence o Educador Nota 10

  • Cesar Colleti
  • Publicado em 20 de julho de 2020 às 17:47
  • Modificado em 8 de outubro de 2020 às 20:59
compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin

Rita estava assistindo o programa para ver o resultado e teve forte emoção quando seu nome foi mencionado

A professora de Franca, Rita Marta Mozetti Silva, venceu o Prêmio Educador Nota 10, maior e mais importante prêmio da Educação Básica Brasileira.

O resultado foi anunciado nesta segunda-feira, 20 de julho, durante o programa Encontro, da Rede Globo.

Rita estava assistindo o programa para ver o resultado e teve forte emoção quando seu nome foi mencionado, assim como o da escola em que atua, bem como o nome de Franca.

“É emoção demais”, disse Rita ao Jornal da Franca, destacando que é possível ter uma educação pública de qualidade.

Rita Marta Mozetti Silva é professora da Escola Estadual Adalgisa de São José Gualtiéri, no Parque Progresso, em Franca.

Ela disputou o prêmio com 3.741 concorrente de todo o Brasil. Inicialmente, foram selecionados 50 trabalhos, que passaram pelo olhar criterioso da Academia de Selecionadores. 

Desses 50, dez projetos foram premiados e dentre eles está o de Rita Marta Mozetti Silva.

Com o projeto de Língua Portuguesa Pé de Livros Entre Amigos, Rita conseguiu, de forma espontânea, fomentar a leitura entres os alunos do 5º ano. 

São as chamadas terças literárias, que envolvem atividades de trocas de comentários sobre determinadas obras, recomendações de livros e a retirada de títulos para leitura individual. 

Os pequenos ainda produzem resenhas críticas, o que faz parte de um processo de aprimoramento da escrita.

As respectivas famílias também se envolveram, passando a participar dos encontros, escrever indicações e a colaborar com o vlog literário dos alunos. 

O Pé de Livros já deu dois importantes frutos: um projeto de leitura em voz alta nos recreios e um pedágio literário, no qual as crianças entregam livros arrecadados em doações.

Reconhecimento e premiação​

O reconhecimento e a valorização desses profissionais se dão por meio da divulgação na mídia, redes sociais e um certificado de participação a cada um dos 50 finalistas. 

Rita ganhou um vale-presente no valor de R$ 15 mil. Mas ganhou mais do que isso: teve o reconhecimento nacional para um trabalho que incentiva a leitura de clássicos da literatura mundial pelos jovens de 5ª série.

“Temos jovens de 10 e 11 anos lendo Dom Quixote e outras obras exponenciais da literatura e, mais do que isso, resumindo com sabedoria e conhecimento a sua leitura. É um aprendizado que se leva para a vida”, disse Rita, emocionada com o prêmio.

As escolas dos vencedores também recebem uma verba para celebração.

O Prêmio Educador Nota 10 foi criado em 1998 pela Fundação Victor Civita que, desde 2014 realiza a premiação em parceria com Abril, Globo e Fundação Roberto Marinho. 

O Prêmio reconhece e valoriza professores da Educação Infantil ao Ensino Médio e também coordenadores pedagógicos e gestores escolares de escolas públicas e privadas de todo o país. 

Ao longo das 22 edições anteriores, foram premiados 281 educadores, entre professores e gestores escolares, que receberam aproximadamente R$ 2,85 milhões em prêmios no total. 

O Prêmio Educador Nota 10 tem o patrocínio da Fundação Lemann, SOMOS Educação e BDO e o apoio de Nova Escola, Instituto Rodrigo Mendes e Unicef.

Devido a pandemia, a entrega do prêmio ainda será decidida, mas geralmente acontece em outubro.


+ Educação