Unesp é a 6ª latino-americana em ranking que mede ciência na web

  • Entre linhas
  • Publicado em 31 de janeiro de 2020 às 08:12
  • Modificado em 8 de outubro de 2020 às 20:19
compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin

Iniciativa de um grupo de pesquisa espanhol, lista valoriza atividade científica na web

Unesp foi apontada como sexta universidade da América Latina pelo Webometrics Ranking of World Universities, iniciativa de um grupo de pesquisa vinculado ao Consejo Superior de Investigaciones Científicas (CSIC), da Espanha. No ranking global, a Unesp ocupa a 349ª posição.

O ranking latino-americano é liderado pela USP. Em seguida, Universidade Nacional Autônoma do México. 

Unicamp, UFRJ e Universidade de Chile ocupam, respectivamente, o segundo, terceiro, quarto e quinto lugares. Veja a classificação completa: https://www.webometrics.info/en/Latin_America.

Criado em 2004, o Webometrics Ranking of World Universities tem como um dos objetivos promover a publicação na web, apoiando iniciativas de acesso aberto e acesso eletrônico a publicações científicas, entre outros pontos.

O ranking possui quatro indicadores: Visibilidade (ou Impacto), que corresponde ao número de referências na web com links para as páginas institucionais da universidade e representa 50% da avaliação; Excelência, relacionado ao número de artigos científicos entre aqueles 10% mais citados em 26 disciplinas entre os anos de 2013 e 2017, e tem peso de 35% na composição da pontuação final; Transparência, que se refere ao número de citações dos principais pesquisadores autores dos artigos da instituição no Google Scholar (ferramenta do Google de busca de trabalhos acadêmicos); Presença, que corresponde ao número de páginas na web vinculadas ao domínio da instituição. Os dois últimos indicadores têm peso, respectivamente, de 10% e 5%.

“Se o desempenho na web de uma instituição estiver abaixo da posição esperada, de acordo com sua excelência acadêmica, as autoridades universitárias devem reconsiderar sua política de acesso à Internet e política de transparência, promovendo aumentos substanciais no volume e na qualidade de suas publicações eletrônicas”, diz o site do ranking, explicando um pouco da metodologia usada para a classificação.

Na Unesp, o apoio ao acesso aberto se dá, entre outras iniciativas, por meio do Repositório Institucional

Ativo desde 2013 e atualizado de forma permanente, o portal do Repositório Institucional Unesp tem por objetivo armazenar, preservar, disseminar e possibilitar o acesso aberto, como bem público global, à produção científica, acadêmica, artística, técnica e administrativa da Universidade.

A divulgação do Webometrics Ranking of World Universities é feita semestralmente e os dados, compilados nos meses de janeiro e julho de cada ano. 

O ranking cobre mais de 28 mil instituições de ensino superior em todo o mundo e vem sendo aprimorado anualmente pelo Cybermetrics Lab, ligado ao CSIC.

“A 6ª posição da Unesp em um ranking vinculado a uma instituição de pesquisa que desenvolve e aplica de forma independente seus indicadores em mais de 28 mil instituições de ensino superior do mundo nos dá mais uma evidência do papel da liderança acadêmica que a Unesp exerce no Brasil e na América Latina”, afirma a professora Cleopatra da Silva Planeta, pró-reitora de extensão universitária e cultura e presidente da Comissão Institucional de Rankings da Unesp.

Nas últimas edições dos tradicionais rankings QS, da consultoria britânica Quacquarelli Symonds, e Times Higher Education, a Unesp já apareceu entre as principais instituições de ensino superior da América Latina, ocupando a 11ª e a 10ª posição, respectivamente.

A Unesp tem, nos rankings universitários, uma importante fonte de informação: não como elemento direcionador de políticas, mas sim como subsídio à autorreflexão e ao desenvolvimento de ações indutoras.


+ Educação