Alimente sua memória: quais são as melhores (e piores) escolhas

  • Cesar Colleti
  • Publicado em 18 de agosto de 2018 às 23:21
  • Modificado em 8 de outubro de 2020 às 18:57
compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin

Seu hábito alimentar pode ajudar ou prejudicar seu cérebro, dependendo dos ingredientes ingeridos diariamente

Seu hábito alimentar pode ajudar ou prejudicar o seu cérebro a depender dos ingredientes mais frequentes em suas refeições diárias.

Se o seu objetivo é turbinar o cérebro, investir em uma alimentação rica em frutas, especialmente as vermelhas, é uma das dicas da nutricionista Edvânia Soares.

Quer manter a capacidade de memorização afiada? Confira abaixo o que incluir e o que evitar na hora das refeições e lanchinhos:

Ovo: a gema é rica em colina, substância precursora do neurotransmissor acetilcolina, fundamental para os processos de aprendizagem e formação de memórias. A colina ainda faz parte das vitaminas do complexo B, essenciais para a proteção e o funcionamento dos neurônios.

Frutas vermelhas: “São fontes de antocianinas, compostos antioxidantes que melhoram a circulação sanguínea, a nutrição para o cérebro e a capacidade de absorver e reter novas informações”, destaca a nutricionista Edvânia Soares, da Estima Nutrição.

Probióticos: equilibrar a flora intestinal com a ingestão de bactérias benéficas ao organismo ajuda a regular a secreção de insulina – quando a produção desse hormônio atinge picos no sangue, o nível de açúcar acaba caindo demais, levando a uma queda de energia no cérebro, com fadiga mental, falta de concentração e lapsos de memória.

Açafrão (ou cúrcuma): o segredo do tempero seria a curcumina, substância antiinflamatória e capaz de proteger as células cerebrais contra os danos por stress, estilo de vida desequilibrado e envelhecimento natural. Em um estudo da Universidade da Califórnia, nos Estados Unidos, envolvendo adultos com queixas de memória, aqueles que consumiram curcumina regularmente tiveram resultados 28% melhores em testes de memória.

Peixes: atum, salmão, sardinha e outros são fontes de ômega-3, uma gordura boa para as funções cognitivas, e zinco, mineral que preserva a integridade dos neurônios e melhora a comunicação entre eles.

Maçã e morango: possuem fisetina, um antioxidante que protege as células cerebrais contra o stress oxidativo e danos inflamatórios e eleva a produção de neurotransmissores importantes para a atenção e memória.

EVITE!

Açúcar, alimentos industrializados e gorduras saturadas: eles têm ação inflamatória no organismo de maneira geral, inclusive no cérebro, o que está ligado ao desenvolvimento de doenças como Alzheimer e depressão, além de prejuízo às funções cognitivas.


+ Saúde