Cozimento passivo: saiba o que é e por que reduz pela metade o consumo de água e gás

  • Nina Ribeiro
  • Publicado em 17 de junho de 2022 às 12:30
compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin

Fabricantes italianos de massas apresentaram recentemente um estudo sobre o impacto ambiental e energético do cozimento de massas

Alguns pequenos truques na cozinha podem te ajudar a economizar tempo e também dinheiro! Foto Freepik

 

Os fabricantes italianos de massas da Unione Italiana Food apresentaram recentemente um estudo sobre o impacto ambiental e energético do cozimento de massas.

Os resultados são surpreendentes, basta colocar em especial alguns pequenos truques para economizar muita energia (e dinheiro).

A massa é um alimento green – “verde”

A massa é um dos alimentos mais verdes do mundo, o seu consumo garante de fato importantes valores nutricionais e um impacto ambiental relativamente baixo em termos de CO².

Da produção ao processamento e ao consumo, são necessários apenas 1 m² global (área de produção marítima e terrestre) para regenerar os recursos utilizados, pois uma porção de massa produz apenas 150 g de CO².

Até o consumo de água é mínimo, principalmente se comparado à produção de carne: produzir 1 kg de macarrão gasta cerca de 3 litros de água.

No entanto, podemos e devemos fazer a grande diferença em termos de consumo de energia, mudando alguns hábitos de cozimento e preparo de massas.

Você ficará surpreso ao descobrir quanta energia pode economizar, sem abrir mão do sabor clássico.

De que depende a pegada de carbono?

Pense que a pegada de carbono total da massa (não apenas os recursos gastos para produzi-la, mas também aqueles para cozinhá-la) depende em 38% da fase de cozimento, portanto, de nós!

A pesquisa dirigida pela Perfect Food Consulting destacou cientificamente como um esforço mínimo por parte de todos permitiria à Itália e ao mundo obter economias de energia impressionantes.

Que economia!

Se todos puséssemos em prática algumas pequenas precauções ao cozinhar massas, economizaríamos energia suficiente em um ano para iluminar TODOS os estádios da Serie A, Premier League, Liga Espanhola e Bundesliga pelos próximos 24 anos!

Portanto, é fácil entender que se todos, em todo o mundo, fizessem essas coisas, a economia de energia seria enorme.

Então aqui estão 3 gestos simples para colocar em prática na hora de cozinhar macarrão… e lembre-se, estas dicas de cozimento servem para muitos outros ingredientes e receitas!

1 – Use a tampa enquanto a água está fervendo

Usar a tampa durante a fase de fervura da água economiza tempo, maximizando o uso de água. Então, na hora de jogar a massa, você vai retirá-la, mas… nada de colocar pra lavar, você ainda vai usar a tampa!

2. Use menos água

A regra de “1 litro para cada 100 gramas de massa” deve ser atualizada: 700 ml de água por 100 gramas serão suficientes. Além de economizar 30% de água, há também uma economia de energia de 13%.

3. Cozimento passivo

Leia bem e memorize como você terá que cozinhar massas a partir de agora, seguindo o cozimento passivo. Depois de jogar a massa, espere dois minutos, desligue o fogo e coloque a tampa novamente para não dispersar o calor.

De fato, a massa cozinha indiretamente, você não notará nenhuma diferença no prato, mas certamente notará na conta: considerando o consumo médio de massa de um italiano (23 Kg per capita), isso resultaria em uma economia de energia de 44 kWh!

*Informações Receitas Sem Fronteiras


+ Gastronomia