Maquiagem para pele madura: acerte na mão e disfarce as marcas do tempo

  • Salvador Netto
  • Publicado em 10 de janeiro de 2021 às 22:30
compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin

As mudanças na estrutura da pele pedem cuidados extras na hora de maquiar

Seja pela ação do tempo ou até mesmo por questões hormonais, existe uma transformação na pele do rosto com o passar dos anos.

Entretanto, o uso de maquiagem é para todas as idades e estilos – o importante é você se sentir linda. Inclusive, com cuidados e truques específicos, ela pode ajudar a disfarçar aquelas linhas de expressão que nos incomodam tanto.

Conforme explica a maquiadora Jusse Pitana, consultada pelo “Correio do Povo”, de Porto Alegre, é considerada pele madura as que são mais secas (desidratadas), com linhas de expressão, flácidas e com manchas (melasmas) causadas pela exposição ao sol e mudanças hormonais.

“A principal mudança na escolha da maquiagem para pele madura é optar por usar o mínimo de produto para que não ocorra acúmulo nas linhas. Portanto, a escolha de itens de qualidade e eficientes é importante, além de uma boa rotina de cuidados”, destaca.

Jusse ainda ressalta que, ao contrário do que muitas mulheres pensam e pedem quando chegam até ela, maquiagem não “tira rugas” e sim, as evidencia .

“O uso de alguns cremes (ácidos) ajudam na firmeza e diminuição de manchas da pele, mas sempre recomendados por um profissional da estética ou dermatologista”, indica.

A maquiadora ainda aponta que, para que se tenha um bom resultado na maquiagem em qualquer fase da vida, é importante ter uma boa alimentação, beber água (de preferência mais 1,5 litros por dia), dormir o necessário e nunca esquecer de usar o melhor creme antissinais que existe, o protetor solar.

“Além disso, adotar uma rotina de cuidados diários é primordial para que a maquiagem fique bonita e tenha uma boa durabilidade. Higienize com sabonetes leves e hidratantes para o rosto, de preferência líquidos. Após a higienização sempre hidratar com hidratantes sem óleos sintéticos, evite tônicos com álcool, eles ressecam a pele”, orienta.

Também é necessário observar a pele. “Mesmo quem teve a pele sempre oleosa, e por isso evitava usar hidratantes, nesta fase há um ressecamento e o hidratante torna-se indispensável. E em qualquer idade, não durma maquiada”, alerta Jusse.

Dicas para maquiar peles maduras
A profissional separou dicas simples de maquiagem e cuidados específicos para peles maduras para você incluir na rotina hoje mesmo. Confira:

– Use e abuse de séruns e hidratantes antes da maquiagem, acompanhados de uma massagem facial. A maquiagem será melhor recebida na pele e terá maior durabilidade;

– Se não tiver poros dilatados, não use primer facial, pois o hidratante dará conta. Se tiver, use somente onde os poros estão e lembre-se: quanto menos produto, melhor ficará a maquiagem;

– Escolha bases fluidas, mas com boa cobertura (já existem boas opções no mercado), para que não precise criar várias camadas para cobrir manchas e assim não marcar linhas de expressão;

– Aplique a base com esponja ou passe com o pincel e depois dê batidinhas com a esponja. Assim ficará mais uniforme e não irá acumular nas linhas;