ACIF discute com parlamentares temas como subsídios ao álcool, açúcar e café

  • Marcia Souza
  • Publicado em 25 de março de 2022 às 09:00
compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin

Reunião, na sede da entidade, contou com deputado Arnaldo Jardim e presidente do Parlamento Regional, Daniel Bassi

Reunião, na sede da entidade, contou com deputado Arnaldo Jardim e presidente do Parlamento Regional, Daniel Bassi

A ACIF (Associação do Comércio e Indústria de Franca) recebeu, na tarde de terça-feira, 22, a visita do deputado federal Arnaldo Jardim (Cidadania) e do vereador e presidente do parlamento regional de Franca, Daniel Bassi (PSDB).

O encontro foi conduzido pelo presidente da entidade, Tarciso Botto, e o assunto principal foram os impactos da medida do Governo Federal que zera as alíquotas de importação do etanol e de itens da cesta básica.

“Somos a favor de medidas que venham conter a inflação e a alta dos alimentos e combustíveis: votamos a favor da mudança do conceito de ICMS sobre combustíveis e isso terá um bom impacto”, afirmou Arnaldo Jardim.

Em seguida, o deputado fez um alerta. “No entanto, me preocupam essas medidas que foram anunciadas (alíquota zero para importações do etanol e alimentos), porque temo que simplesmente retirar o imposto de importação para permitir que venha café, açúcar e margarina de outros países para o Brasil tenha uma duvidosa eficácia”, disse.

Segundo o deputado, sempre há um tempo para que essa importação se realize e, muitas vezes, isso acaba prestigiando um produtor que é muito subsidiado em seu país de origem, estabelecendo uma concorrência desleal com o nosso produtor brasileiro, que paga juros mais altos e tem um custo de logística mais acentuado.

Na região

De acordo com Daniel Bassi, que mantém contato diário com parlamentares de toda a região, os impactos da medida em Franca e municípios vizinhos, fortes produtores de café, estão sendo avaliados.

“Sobre a taxa de importação, estamos avaliando como serão os impactos, se isso vai afetar muito o preço das comodities e de mercado. É uma discussão muito recente, mas que deve ser muito bem avaliada”, disse.

Microcrédito

Além das ponderações postas, o presidente da ACIF falou sobre a importância de se incentivar o acesso ao microcrédito e de projetos que a entidade tem apoiado, neste sentido.

“Temos uma parceria com a Facesp (Federação das Associações Comerciais do Estado de São Paulo) e Sebrae em prol do Crédito Orienta, que é programa que tem o objetivo oferecer aos MEIs, Micro e Pequenas Empresas acesso rápido e com menos burocracia ao crédito”, disse Botto.

“O Programa também disponibiliza orientação e capacitação necessária para que os recursos obtidos nessas operações de crédito sejam aplicados e administrados de forma consciente e estratégica.”

Temas ligados ao Empreendedorismo, Saúde e outras áreas de interesse público também foram abordados.


+ Política