Secretaria de Educação divulga calendário escolar de 2022 da rede municipal

  • Rosana Ribeiro
  • Publicado em 7 de janeiro de 2022 às 12:00
compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin

O cronograma escolar determina que toda a rede municipal deverá garantir o mínimo de 200 dias letivos e a carga horária anual prevista

Calendário escolar de 2022 da rede municipal terá 200 dias letivos

 

A Secretaria de Educação de Franca divulgou as resoluções que estabelecem o calendário escolar para as creches, escolas municipais de Educação Infantil, Ensino Fundamental e Educação de Jovens de Adultos para o ano letivo deste ano.

As atividades e o atendimento nas 81 creches municipais e parceiras serão iniciadas no próximo dia 26 de janeiro, inicialmente, com o período de acolhimento e adaptação das crianças a partir de 4 meses a 5 anos e 11 meses.

Já para os estudantes matriculados na rede municipal, o calendário escolar prevê o retorno dos professores para o dia 7 de fevereiro, onde farão a elaboração do planejamento de acolhimento, atividades escolares e avaliativas a serem aplicadas nos primeiros dias de aula.

O retorno e o acolhimento dos estudantes estão previstos para o dia 8 de fevereiro.

O cronograma escolar determina que toda a rede municipal deverá garantir o mínimo de 200 dias letivos e a carga horária anual prevista, com a presença obrigatória dos estudantes, sob orientação dos professores para o desenvolvimento das atividades regulares de aula e outras programações didático-pedagógicas, que visem à efetiva aprendizagem, conforme o disposto na Indicação CEE 185/2019 (Conselho Estadual de Educação).

A resolução estabelece ainda que as aulas serão iniciadas no dia 8 de fevereiro e o encerramento do primeiro semestre está previsto para o dia 8 de julho.

As aulas do segundo semestre serão retomadas no dia 25 de julho e a previsão para conclusão deste ano letivo será para o dia 23 de dezembro.

O calendário escolar contempla ainda a realização do planejamento e replanejamento escolar, em períodos não letivos, reuniões de conselho de classe/ano/série, em dias que serão considerados letivos por contarem com a participação de estudantes, reuniões com os pais ou responsáveis dos estudantes e da Associação de Pais e Mestres.

De acordo com a Secretaria de Educação, as unidades escolares deverão oferecer aulas de recuperação e reforço no turno e contraturno aos estudantes da rede pública municipal, para que tenham oportunidades de recuperar, retomar e aprofundar aprendizagens essenciais para seguir sua trajetória escolar com sucesso.

Para este ano letivo, deverão ser atendidos pela rede municipal, cerca de 17 mil estudantes, incluindo a Educação de Jovens e Adultos e mais de 11 mil crianças nas creches municipais e parceiras.

Márcia Gatti, secretária de Educação, informou que a expectativa para este ano letivo é muito positiva, com as atividades sendo desenvolvidas com segurança e cumprindo, rigorosamente, os protocolos sanitários de prevenção à Covid-19.

Aliadas a retomada, recuperação de habilidades não desenvolvidas, avaliações a curto prazo para identificar a defasagem de aprendizado, o fortalecimento da parceria com as famílias, estarão sendo organizadas atividades de escutas individuais e coletivas, momentos lúdicos, jogos, músicas e brincadeiras, com o objetivo de proporcionar um ambiente agradável para todos.

“A alegria deve estar sempre presente nas unidades escolares e a gente espera um grande ano, de muita colheita e aprendizado para todos nós”, finalizou Márcia Gatti.


+ Educação