Franca e região dão um nó cabeça dos meteorologistas: não dá para antecipar nada

  • Cláudia Canelli
  • Publicado em 16 de setembro de 2021 às 16:30
compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin

A próxima chuva na previsão do site da Climatempo é para o início da Primavera, no dia 23 de setembro, mas com apenas 2 mm.

Parece brincadeira de pega e esconde. Parece uma pessoa que tomou uns goles a mais e ao caminhar faz que vai, mas não vai.

O pessoal olha e vê o céu cheio de nuvens. Quando olha mais tarde, não vê mais nada.

Tem sido assim já faz alguns dias.

Quem consultou as previsões do tempo para quarta-feira (15), leu a notícia de que estava prevista uma chuva de 5mm no período da noite. O índice de possibilidade era de 67%.

Faz que vai, mas não vai

Uma consulta mais aprofundada enchia as pessoas de esperança: é que no final da tarde estava chovendo no entorno da capital paulista.

Pois a noite chegou e foi embora, a madrugada chegou e foi embora, o dia chegou e nem um chuvisqueirinho para animar os francanos.

Há cerca de 10 dias as previsões apontavam chuva em Franca no dia 18 de setembro. Pois quem consulta agora vê os mapas com zero de possibilidade de chuva.

A próxima chuva na previsão da Climatempo é para o início da Primavera, no dia 23 de setembro, mas com apenas 2 mm.

Não enche nem uma canequinha

Nos dias seguintes, 24 e 25 de setembro também há previsão de chover, mas somados os dois dias são apenas 5 mm.

De diferente – ou nem tanto – é que a partir do dia 21de setembro a temperatura vai bater em 40 graus.

Com isso, continua valendo a previsão dos agricultores de que as chuvas de setembro e outubro serão irregulares, para desespero das pessoas que precisam de água e dos produtores que dependem das chuvas para suas safras.

Segundo eles, as chuvas regulares vão começar apenas em novembro, o que pode ser terrível para as lavouras e para a recomposição dos mananciais que abastecem as cidades, inclusive Franca.

Enquanto isso, o jeito é aprumar os cálculos para a meteorologia não bagunçar a cabeça dos cientistas e nem de quem espera uma chuvinha para amenizar a temperatura.


+ Tempo