Ano vai ser quente: como se preparar para as ondas de calor previstas para 2024

  • Robson Leite
  • Publicado em 17 de janeiro de 2024 às 20:00
compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin

Organizações climáticas apontam que este será o ano mais quente da história, o que exige cuidados especiais com a saúde.

Em 2023, os termômetros registraram aumento nas temperaturas de todo o globo e, para 2024, a expectativa é que o calor seja ainda maior.

Segundo dados da Organização Meteorológica Mundial da Organização das Nações Unidas, este será o ano mais quente da história devido à presença do fenômeno chamado Super El Niño, previsto para durar até abril.

Se, por um lado, as temperaturas mais altas são atrativas para momentos de lazer, em que banhistas esbanjam estilo usando sungas, biquínis e maiôs diferentes nas praias, cachoeiras e piscinas, por outro, exige atenção redobrada.

Segundo o Ministério da Saúde, a falta de cuidados com a saúde nos dias mais quentes pode favorecer o surgimento de problemas renais, cardíacos, respiratórios e de circulação. Por isso, em meio ao calor intenso, algumas práticas simples podem garantir maior conforto e bem-estar no dia a dia.

Mantenha-se hidratado 

O primeiro passo para garantir mais qualidade de vida durante os períodos de calor é a hidratação. Com as temperaturas mais altas, o corpo perde mais líquido, sendo necessária a reposição para manter o organismo em perfeito funcionamento.

O Ministério da Saúde recomenda aumentar a ingestão de água, sucos e frutas naturais, sem adição de açúcar. A hidratação precisa acontecer, até mesmo, se não houver sede, que é o primeiro sinal de desidratação do corpo. Outra orientação do órgão é evitar bebidas alcoólicas ou com alto teor de açúcar.

Atenção à exposição solar 

Com o aumento das ondas de calor, é comum que as pessoas procurem por lugares ao ar livre e regiões litorâneas para se refrescar. Entretanto, é preciso ter atenção com a exposição para evitar insolação e queimaduras.

O Ministério da Saúde recomenda evitar o contato direto com o sol durante o período de 10h às 16h e utilizar chapéu, óculos escuros e protetor solar quando sair de casa.

O “Guia de Fotoproteção”, elaborado pela Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD), indica usar, aproximadamente, uma colher de chá de protetor para as regiões do rosto, cabeça, pescoço e braços (sendo uma para cada). Já no peitoral, na barriga, nas costas, na lombar e nas pernas devem ser usadas duas colheres de chá.

Outro detalhe importante é com relação ao vestuário. A orientação da Organização Mundial da Saúde (OMS) é optar por roupas leves, confortáveis e que não retenham muito calor. A dica vale para peças fitness, roupas do dia a dia, modelo de biquíni e os demais itens de moda praia.

Busque maneiras de arejar o ambiente 

Para quem não irá sair de casa nos dias de altas temperaturas, também existem métodos que podem ser adotados para refrescar.

A Secretaria de Estado da Saúde do Espírito Santo (SESA) recomenda abrir as janelas, sempre que possível, para facilitar a circulação de ar, mas fechar aquelas que forem mais expostas ao calor.

O Ministério da Saúde, por sua vez, aponta que o uso excessivo de roupas de cama pode ajudar a reter calor e abafar o ambiente. Dessa forma, a recomendação é investir em poucas peças que sejam mais leves.

Em relação ao uso de ar-condicionado e ventilador, também é importante ter cuidado. Segundo a pneumologista da Escola Paulista de Medicina (Unifesp), Beatriz Barbisan, o principal problema do uso do primeiro item é o ressecamento do ar, que piora consideravelmente a situação de pessoas alérgicas, com rinite ou asma.

Umidificar o ar

A recomendação da profissional é adotar o uso de umidificadores de ar, bacia d’água ou toalha molhada no ambiente.

Já para usar o ventilador, é preciso ter atenção ao local em que ele se encontra. O aparelho ajuda a circular o ar do ambiente e, quando posicionado em um espaço com mofo ou poeira, pode favorecer a inalação de fungos e bactérias. Dessa forma, é importante sempre manter o ventilador e o cômodo limpos durante o uso.

Os banhos são bem-vindos, mas precisam de atenção 

Os banhos, sejam eles nas praias, piscinas, cachoeiras ou chuveiros, são ótimas opções para refrescar, mas sem alguns cuidados podem ser perigosos.

Nos dias mais quentes, é importante evitar mudanças bruscas de temperatura, como alerta o Ministério da Saúde. Dessa forma, o recomendado é optar por água ligeiramente morna quando o corpo estiver quente.

Para aquelas pessoas que gostam de tomar vários banhos ao longo do dia, também existem orientações. A SBD afirma que apenas um banho diário é suficiente, mas quem optar por mais deve diminuir o uso de sabonetes e outros produtos para não promover o ressecamento da pele.

Atenção à prática de atividades físicas 

A atividade física não deve ser interrompida nos dias de calor, mas a recomendação da OMS é buscar por ambientes arejados. Muitas academias já têm espaços climatizados que ajudam no conforto térmico.

Para aqueles que preferem atividades ao ar livre, é aconselhável escolher o horário da manhã, até às 10h, ou a partir das 16h. Mesmo com as temperaturas mais amenas, é necessário utilizar o protetor solar.

O uso de roupas adequadas para a prática de atividade física também é importante. O ideal é buscar por leggings para academia e outras peças que tenham tecidos respiráveis e maleáveis, que não prejudiquem a liberdade de movimentos e a transpiração.


+ Cotidiano