Último dia de verão tem fim de calor sufocante e tempestades em todo o país

  • Dayse Cruz
  • Publicado em 19 de março de 2024 às 11:30
compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin

O outono começa oficialmente a meia-noite e seis do dia de 20 de março e vai até 17h51 do dia 20 de junho

Massa de ar quente e úmido que está sobre o país provoca pancadas de chuva com raios – foto Arquivo

 

O último dia de verão no Brasil traz o fim do calor sufocante que marcou as últimas semanas. Além disso, há a previsão de fortes chuvas em diversas partes do Brasil, conforme os serviços de meteorologia.

O outono começa oficialmente a meia-noite e seis do dia de 20 de março e vai até 17h51 do dia 20 de junho.

Segundo o Climatempo, o verão termina com condições típicas da estação. O Brasil continua em uma grande massa de ar quente e úmido, que é a condição ideal para a formação das grandes nuvens carregadas, que provocam as pancadas de chuva com raios.

Sudeste

Já para a região Sudeste, a previsão é de mais chuva no estado do Rio de Janeiro, Vale do Paraíba e litoral norte de São Paulo e no sul e Zona da Mata de Minas Gerais, com acumulados em torno de 80 mm/dia.

Pontualmente, pode ser registrada chuva mais intensa, acompanhada de rajadas de vento e trovoadas.

Outono

O outono no hemisfério sul começará a 0h06 (horário de Brasília) desta quarta-feira (20) e terminará em 21 de junho, às 17h51.

A estação é considerada de transição entre o verão quente e úmido e o inverno frio e seco, principalmente, na parte central do país.

Neste período, as chuvas são mais escassas no interior do Brasil, em particular no semiárido nordestino.

Na parte norte das regiões Norte e nordeste, ainda é época de muita chuva, principalmente se houver a persistência da ZCIT atuando mais ao sul de sua posição climatológica.

A estação também é caracterizada por incursões de massas de ar frio, oriundas do sul do continente, que provocam o declínio das temperaturas do ar, principalmente na Região Sul e parte da Região Sudeste.

Durante a estação, o Inmet aponta as primeiras ocorrências de fenômenos adversos típicos do outono, como: nevoeiros nas regiões Sul, Sudeste e Centro-Oeste; geadas nas regiões Sul e Sudeste e em Mato Grosso do Sul; neve nas áreas serranas e nos planaltos da Região Sul e friagem no sul da Região Norte e nos estados de Mato Grosso do Sul e Mato Grosso.

*Informações CNN


+ Tempo