Além dos ranchos em Rifaina, veja para onde os francanos estão indo neste feriadão

  • Cesar Colleti
  • Publicado em 8 de julho de 2021 às 19:30
compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin

Paredões de pedra nas águas da represa de Furnas, nas imediações de Capitólio, onde se concentram jovens e famílias

Levantamento do Centro de Inteligência da Economia do Turismo (CIET), da Secretaria de Turismo e Viagens do Estado, mostra os locais escolhidos dentro do Estado de São Paulo pelas pessoas que vão aproveitar o feriado prolongado de 9 de julho.

Ao mesmo tempo, uma consulta às redes sociais mostra os locais escolhidos pelos francanos para curtir o feriadão: geralmente, são os ranchos de Rifaina e cidades do circuito mineiro banhado pelas represas de Furnas e Peixoto.

O francanos mais jovens alugaram ranchos e partiram para Rifaina logo após o almoço desta quinta-feira, ou alugaram casas e ranchos em Capitólio, local de grande concentração de pessoas de todas as idades, mas com grande incidência de jovens.

Os mais aventureiros fizeram reservas no Parque Nacional da Canastra, para curtir trilhas e caminhar entre os riachos em busca das melhores cachoeiras.

Guapé

Ainda em Minas, algumas famílias foram para Guapé, um local banhado pelas águas da represa de Furnas e repleto de pousadas que oferecem os melhores confortos.

Depois de um forte impacto negativo devido à covid-19, os empresários de destinos tradicionais, como Olímpia, conhecida pelos resorts e parques aquáticos, estão otimistas mesmo operando abaixo da capacidade máxima.

Já estão satisfeitos com o aumento nas reservas para o feriado de 9 de Julho e no restante do período tradicional de férias escolares.

Ainda no estado de São Paulo, muitas famílias de Franca e região rumaram para  Serra Negra, onde os hotéis funcionam com 50% da disponibilidade.

Eldorado

Jovens estudantes foram para o Vale do Ribeira, mais especificamente para Eldorado, conhecida pelas cavernas e trilhas na Mata Atlântica, cujos empresários previam ocupação total dos meios de hospedagem, com mais de 1,2 mil visitantes — a cidade limita a ocupação das pousadas em 60%.

Não se fala aqui dos destinos praianos, porque não vai haver espaço suficiente para todo mundo, mesmo com restrições impostas pelo decreto estadual e por medidas municipais.

Com aumento da vacinação e diminuição da faixa etária dos já vacinados, aumenta a segurança das pessoas e setor de turismo vem experimentando um período consistente de aquecimento, que deve ser incrementado daqui para frente.

Porém é sempre bom lembrar dos cuidados: máscaras, higienização das mãos e distanciamento devem fazer parte de qualquer roteiro.


+ Turismo