Prefeita Dárcy Vera, presa na PF em SP, passa final de semana sem visitas

  • Cesar Colleti
  • Publicado em 5 de dezembro de 2016 às 13:00
  • Modificado em 8 de outubro de 2020 às 18:03
compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin

Dárcy é mantida em uma cela de 9 m² na ala feminina da sede da Superintendência da PF na Lapa

A prefeita de Ribeirão Preto (SP), Dárcy Vera (PSD), passou o fim de semana na sede da Polícia Federal (PF), em São Paulo (SP), sem receber visitas. A chefe do Executivo foi levada à capital após ser presa na sexta-feira (2) durante a segunda etapa da Operação Sevandija, intitulada Mamãe Noel.

Segundo o Ministério Público (MP), o pedido para a prisão partiu da Procuradoria-Geral de Justiça, responsável por investigar crimes envolvendo prefeitos, que a denunciou por peculato, associação criminosa e corrupção passiva.

De acordo com o presidente afastado do Sindicato dos Servidores Municipais de Ribeirão Preto e delator da Operação Sevandija, Wagner Rodrigues, a prefeita está envolvida em um desvio nos pagamentos pela Prefeitura de honorários advocatícios indevidos à ex-advogada da entidade, Maria Zuely Alves Librandi, também presa na sexta-feira.

O Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado (Gaeco) afirma que R$ 45 milhões foram desviados dos cofres municipais para favorecer o grupo que inclui a prefeita, o próprio Wagner Rodrigues, Maria Zuely, o ex-secretário de Administração, Marco Antônio dos Santos, o ex-advogado do sindicato, Sandro Rovani, e o advogado André Soares Hentz.

Em sua delação, Rodrigues afirma que Dárcy seria beneficiada por R$ 7 milhões. A defesa da prefeita diz que ela tem como provar que não está envolvida no esquema.

Dárcy é mantida em uma cela de 9 m² na ala feminina da sede da Superintendência da PF, no  bairro da Lapa. O cômodo possui uma cama de alvenaria com colchão de espuma, uma mesa, um banco e um banheiro de meio metro quadrado. Como o atendimento ao público é feito de segunda-feira a sexta-feira, a prefeita não pode receber nenhuma visita neste fim de semana.

Ela deverá prestar depoimento ainda nesta semana, mas a data não foi divulgada. A advogada de Dárcy, Maria Cláudia Seixas, disse que se inteiraria da denúncia feita pela Procuradoria até esta segunda-feira (5).


+ Política