O isolamento também serviu para ampliar olhares e sentimentos como a solidariedade e a gratidão
Se o brasileiro sairá melhor do que entrou nessa pandemia, o tempo dirá, mas uma coisa é certa: vários hábitos positivos, que boa parte da população adotou nesses quase 4 meses de isolamento, viraram rotina, foram assimilados e as pessoas querem manter daqui pra frente.
A prevenção fez vários seguidores largarem vícios como fumar, roer unhas e pôr a mão no nariz, por exemplo. Outros aprenderam a economizar, cozinhando em casa e reduziram o consumismo, comprando apenas o necessário.
Na parte da higiene, eles disseram que aprenderam muito: desde lavar as mãos de forma correta e mais vezes ao dia, até instituir “sapato de casa e sapato de rua” e “roupa de casa e roupa de rua”, para evitar a contaminação doméstica.
O isolamento também serviu para ampliar olhares e sentimentos como a solidariedade, a gratidão e valorizar a família e as pessoas amadas.
“[Aprendi a] comprar somente o necessário, a viver sem TV, apreciar as pequenas coisas da vida, [que] posso gastar menos, dar valor a pequenos passeios ao ar livre, o valor de um abraço, valorizar o convívio”, escreveu uma seguidora.
“Consumir muito menos, planejar mais, me poupar das desgraças noticiadas pela tv e internet, o olhar sobre as coisas que tenho mudou”, disse outra leitora.
“O home office tem sido uma benção, evito a perda de tempo no deslocamento, estou mais feliz e produtiva trabalhando de casa” afirmou uma outra seguidora.
A enquete
Uma pesquisa feita na internet não se tratou de uma pesquisa científica. É uma enquete com respostas espontâneas à pergunta: “Hábitos positivos que você aprendeu na pandemia”.
20 hábitos positivos mais citados
Economizar e só comprar o necessário / controlar consumismo
Cozinhar em casa / fazer refeições em família
Evitar desperdício
Higienizar as mãos várias vezes ao dia
Parar de roer unha /colocar dedo no nariz
Parar de fumar
Higienizar o celular, sacolas e alimentos trazidos do mercado
Comprar do comércio local
Reduzir consumo de carne / Segunda-feira sem carne
Pagar tudo pela internet
Organizar o quarto, guarda-roupas, estudos
Aprender a trabalhar em casa/home office
Sapato de casa e sapato de rua / roupa de casa e roupa de rua
Plantar e cuidar das plantas
Leitura de livros
Dizer eu te amo
Gratidão pela vida e pela saúde
Valorizar família e amigos / aproveitar o tempo com os filhos / brincar
Valorizar o abraço
Rezar/orar/meditar
Perdoar / ser mais paciente / tolerante / brigar menos
Ter empatia
Ser mais solidário / ajudar
Agora é torcer para aprovarem logo uma vacina para essa doença e para que as pessoas consigam manter esses novos hábitos quando tudo isso passar.