Postos de Franca participam do ‘Dia D’ da campanha de vacinação contra a gripe

  • Cesar Colleti
  • Publicado em 11 de maio de 2018 às 11:33
  • Modificado em 8 de outubro de 2020 às 18:43
compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin

Neste sábado (12), as vacinas estarão disponíveis nas Unidades Básicas de Saude do munícipio

Franca participará da campanha Dia D de vacinação contra a gripe. Neste sábado (12), as vacinas estarão disponíveis nas Unidades Básicas de Saude do munícipio

Dividida em três etapas, a campanha estabeleceu grupos prioritário para receber a dose. A ideia foi imunizar trabalhadores de saúde, idosos e indígenas em uma primeira fase, enquanto crianças com idade maior que 9 meses e menor que 5 anos, gestantes, puérperas com até 45 dias após o parto entraram para um segundo grupo. A última etapa, dessa forma, teve início na última quarta-feira (09) e incluiu pacientes com doenças crônicas e professores.

​O ‘Dia D’ da campanha de vacinação contra a gripe acontece em todo o Estado de São Paulo. Cerca de 36 mil profissionais estarão mobilizados para imunizar todos os grupos do público-alvo.

No total, serão 6,5 mil postos fixos e volantes abertos para aplicar a dose de proteção contra o vírus Influenza. Somente no interior paulista, serão cerca de 5,5 mil. Outros 580 estarão em funcionamento na Grande São Paulo e mais 530 especificamente na capital. Além disso, a ação contará com o apoio de mais de 2,3 mil veículos, entre carros, ônibus e barco.

Desde o início da campanha, em 23 de abril, até o momento, 3 milhões de paulistas já foram vacinados. A expectativa é vacinar até o começo de junho 10,7 milhões de cidadãos, o que corresponde à meta de 90% da população-alvo previamente definida.“O ‘Dia D’ deste sábado é uma oportunidade para que as pessoas que têm rotinas mais intensas durante a semana possam comparecer aos postos e garantir sua proteção contra a gripe. A vacinação é gratuita e está disponível para todos os grupos do público-alvo”, afirma a diretora de Imunização da Secretaria, Helena Sato.

O alerta especial é para que os pais ou responsáveis levem as crianças aos postos, pois, até o momento, apenas 280 mil crianças menores de cinco anos foram imunizadas.

Vacina

A vacina é a maneira mais eficaz de proteção contra o vírus. Segundo recomendação da Organização Mundial de Saúde (OMS), a dose de 2018 irá prevenir a população alvo contra o Influenza dos tipos A (H1N1), A (H3N2) e B.

“A vacina não provoca gripe em quem tomar a dose, já que é composta apenas de fragmentos do vírus que causam a devida proteção, mas são incapazes de causar a doença”, explica Sato.

A produção do composto está sendo feita pelo Instituto Butantan, unidade vinculada à Secretaria de Saúde. Só neste ano, já disponibilizou 60 milhões de doses ao Ministério da Saúde para a realização da campanha em todo o Brasil.


+ Saúde