[INFORMAÇÃO]

Postado em:

​Muito bem vindos,

Para iniciar essa coluna trago um tema que tem aparecido muito em redes sociais e notícias, a nova CNH Digital. Mas antes quero me apresentar. Meu nome é Lucas Pires Simão, formado em Publicidade e Propaganda e Análise e Desenvolvimento de Sistemas, atuando na área de TI por 13 anos. Me certifiquei em levantamento de requisitos e estou neste momento cursando o MBA em gestão de projetos. Minha principal atuação hoje é em análise de negócios, trabalhando com processos e pessoas. Sou entusiasta de IoT (Internet das Coisas, que abordarei em outro texto) e busco sempre me manter atualizado dos assuntos relacionados à tecnologia.

Sobre o tema dessa semana vamos ao início, qual a diferença entre a CNH Digital e a impressa? Segundo o site da CNH digital, nenhuma diferença em termos jurídicos, visa apenas facilitar a conferência e portabilidade do documento que pode ser feita através de um aplicativo de celular. Esse é o primeiro passo para a introdução de uma série de documentos digitais, o intuito inicial do Governo Federal era a implantação do RIC (Registro de Identidade Civil) cujo início foi em 2012, porém ainda longe de se tornar uma realidade. Mais próximo dos dias atuais está a versão digital da CNH que passará a ser emitida em cartão (previsão para 2019), com tecnologia similar aos cartões de crédito.

Para chegar ao ponto de emitir a CNH digital, o governo estabeleceu o prazo de 01/07 para que todos os estados aderissem à nova emissão digital da CNH. O último estado a iniciar a emissão desse novo modelo foi o Rio de Janeiro em 24/04. No estado de São Paulo à partir de 25/04/2018 passou a ser aceita a versão digital nas verificações e abordagens.

A principal vantagem é portar a CNH no celular e apresentar para o agente que requisitar, neste momento a conferência será feita pelo aplicativo no celular do agente que irá ler o QR code do seu celular validando sua informação. Lembrando que a versão digital não é obrigatório, apenas serve de auxílio e como uma forma adicional de apresentação do documento.

Esta versão estará disponível apenas para carteiras emitidas após Maio de 2017 e que tenham o QR code impresso no verso. Contudo para liberar o documento é necessário acessar o site do Denatran, realizar a liberação e depois configurar no celular. Depois pelo próprio site é possível realizar o bloqueio do celular caso tenha perdido o aparelho, ou mesmo liberar para um próximo. Importante que o documento impresso continua válido mesmo durante a utilização da versão digital.

Importante lembrar que para possuir sua CNH digital:

Seu documento deve ser do modelo emitido após Maio de 2017

Conter o QR code no verso do documento

Realizar a liberação no site do Denatran

Verificar pessoalmente seus dados no órgão do Detran

Baixar o aplicativo disponível para Android e IOS

Configurar uma senha no aplicativo para toda vez que requisitado a apresentar o documento insira a senha.

Os links abaixo contém os sites do governo com a informação básica sobre o documento e o portal de acesso, bem como um tutorial para cadastrar sua CNH.

Até mais !

https://olhardigital.com.br/dicas_e_tutoriais/noticia/cnh-digital-comeca-a-valer-nesta-quinta-feira-veja-como-pedir/73719

https://servicos.serpro.gov.br/cnh-digital/

https://portalservicos.denatran.serpro.gov.br/#/


*Esta coluna é semanal e atualizada às segundas-feiras.