Estado pode isentar os motoristas profissionais do pagamento do IPVA

  • Cesar Colleti
  • Publicado em 21 de novembro de 2018 às 19:01
  • Modificado em 8 de outubro de 2020 às 19:11
compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin

O Estado de São Paulo possui a maior quantidade de motos registradas em todo o país

A Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo analisa projeto de lei que isenta o motorista profissional autônomo, da categoria de transporte de passageiro ou prestador de serviço tipo moto boy, do pagamento do Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores (IPVA). 

O projeto altera a Lei 13.296/2008 para isentar do imposto os veículos tipo motocicleta utilizadas de forma autônoma para transporte de passageiros e serviços de entregas (motoboys). 

“Essa alteração na lei permitirá aos motoristas que trabalham como autônomos uma flexibilidade nas custas e economia com a documentação do veículo, além de incentivar esses trabalhadores em suas respectivas funções”, comentou o deputado estadual Sebastião Santos. 

O projeto será encaminhado para as comissões permanentes da Assembleia, em que será discutido e apreciado, e então seguirá para votação final e aprovação da lei durante sessão ordinária em Plenário. 

O Estado de São Paulo possui a maior quantidade de motos registradas em todo o país, o que corresponde a 5,5 milhões de veículos, ou seja, 20,7% da frota nacional. Cabe ressaltar que, além das motocicletas terem substituído o animal, como meio de transporte ou trabalho, é uma grande ferramenta utilizada para trabalho em diversos seguimentos, suprindo inclusive a deficiência no transporte público.​


+ Trânsito