Você sabia? 4 leis de trânsito que surpreendem até os motoristas mais experientes

  • Robson Leite
  • Publicado em 4 de abril de 2024 às 20:00
compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin

Confira algumas regras de trânsito que frequentemente levam a dúvidas entre os condutores no Brasil e podem gerar multas

Quando se trata de normas que compõem o Código de Trânsito Brasileiro (CTB), existem algumas regras e situações que frequentemente confundem os motoristas.

Em meio a uma infinidade de regulamentos, é fácil se perder entre o que é fato e o que é mito, especialmente quando surgem novas propostas legislativas ou diferentes interpretações das leis existentes.

Por isso, aqui vão quatro pontos que frequentemente levam a dúvidas entre os condutores no Brasil.

O dilema do transporte de bebidas alcoólicas

Um dos debates mais comuns entre os motoristas diz respeito ao transporte de bebidas alcoólicas dentro do veículo. Contrariamente ao que muitos pensam, não existe uma proibição específica para o transporte de bebidas no interior do carro.

A confusão se acentuou com a discussão da proposta de lei n.º 4.116/2020, que sugere restringir o transporte de embalagens abertas ao porta-malas, mas essa ainda está em análise e não afeta a regra vigente, que permite o transporte, desde que o motorista não esteja sob influência de álcool.

Dirigir sem camisa ou descalço: permitido ou não?

Questões sobre a vestimenta adequada para dirigir também geram incertezas. O CTB não especifica regras sobre dirigir sem camisa, tornando a prática permitida. Já em relação ao calçado, a legislação proíbe o uso de calçados que não se firmem nos pés e prejudiquem o controle dos pedais.

Portanto, embora dirigir descalço não seja proibido, o uso de chinelos ou sandálias sem fixação adequada ao tornozelo é desaconselhado.

O mito da margem de tolerância no bafômetro

A tolerância para a ingestão de álcool ao volante é um tema que gera muitos equívocos. A legislação brasileira adota uma política de tolerância zero em relação à direção sob efeito de álcool.

O que é frequentemente mal interpretado é a margem de erro dos aparelhos de bafômetro, estabelecida em 0,04 mg/L, que existe apenas devido à possibilidade de descalibração do equipamento e não deve ser vista como uma permissão para consumir álcool antes de dirigir.

Estacionamento em vagas de lojas

Outra fonte de confusão é a utilização das vagas de estacionamento destinadas aos clientes de lojas. A lei é clara: somente clientes podem usar essas vagas.

Motoristas que utilizam esses espaços sem serem clientes do estabelecimento podem ter seus veículos removidos a pedido do lojista, reforçando a importância de respeitar as regras de estacionamento designadas.

Segundo o portal Capitalist, essas são apenas algumas das leis de trânsito que geram debates e confusões entre os condutores.


+ Trânsito