EDUCAÇÃO ATRAVÉS DO INSTRUMENTO MUSICAL

  • Fofocas Musicais
  • Publicado em 27 de outubro de 2017 às 17:18
  • Modificado em 8 de abril de 2021 às 14:23
compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin

APONTAR AS FALHAS INCOMODA !

Quando um estudante de música entra numa escola para aprender um instrumento, ele terá aulas particulares com o professor do instrumento.  Este professor observa este aluno , sua conduta, seus costumes, suas mãos no instrumento, seu emocional ao tocar , sua rotina de estudo em casa, sua forma de ler e interpretar, etc , e vai orientando este ano qual é o melhor caminho a seguir. Um educador musical precisa educar o estudante para que ele tenha uma boa performance.

Qual é o papel do educador ? – educar!

Qual é o papel do pedagogo ? orientar os estudos , descobrir onde existem lacunas na forma de aprender e apreender e corrigir, orientar aluno e família para que o resultado seja satisfatório.

Qual o papel do professor de instrumento? Além de alfabetizar este aluno, vai lhe ensinar tudo o que envolve o fato de se tocar um instrumento, observando desde o comportamento emocional como as dificuldades ou facilidades físicas que o aluno tenha.

Neste momento, há que se considerar : existe confiança neste educador para que transmita ao aluno tudo o que acredita ser necessário para que ele atinja uma boa performance e obtenha o melhor do curso ? Se for uma criança, os pais precisam conhecer antes a DIDÁTICA deste professor e como ele trabalha, numa entrevista e também lendo algo sobre ele. Por este motivo escrevi dois livros sobre o estudo de piano – autoconhecimento numa didática para a vida. Se concordarem com a forma como trabalho, vamos em frente. Mas antes peço que leiam os dois livros para poderem conhecer como funciona o trabalho.

Mas as pessoas tem o hábito de leitura? Algumas pessoas não leem e depois se sentem surpreendidas quando vamos corrigir hábitos de estudo em casa ou formas de estudar, ou a falta de estudo porque depende da rotina de adultos. Os adultos comandam a casa. E querem resultados das crianças mas muitas vezes não perceberam que as crianças precisam de hábitos e rotina de estudo para um instrumento.

Estudar um instrumento musical é compromisso de treino. Sem isso, é apenas um faz-de-conta que se estuda para se ter o prazer de dizer que é matriculado num curso de um instrumento musical. E fica implícito que os pais investem na criança. Esta é a ideia que algumas pessoas tem do estudo de qualquer instrumento musical.  Mas ele vai além.

Estudar um instrumento é preciso que se tenha amor no coração. Amor pelo instrumento, amor pelo aprendizado, amor pelo que chega de novo na alfabetização, amor ao que se faz.  Este amor se desperta com disciplina e rotina.

É preciso que se tenha RESPEITO. Respeito pelo inventor do método o qual se está utilizando, ou os métodos, ou peças ou seja qual metodologia. Há que se compreender que alguém inventou algumas formas de estudar que são boas para um aprendizado mais consistente. Não se pode ficar o tempo todo questionando os grandes mestres e as heranças que deixaram para um bom estudo.

E os mestres atuais, que são os professores, são vistos como ‘ incômodos’ na educação dos filhos , porque ‘ apontam falhas’.  E ninguém gosta de ver as falhas apontadas. Então começa-se a maledicência sobre o professor : tal professor não serve por isso, outro professor não serve por aquilo, aquele tal abraça demais, o outro abraça de menos, um enxerga além e vê que o problema não é cognitivo , mas emocional, este está incomodando porque não deveria falar nada disso. Ora, então os filhos quando são levados ao médico, ou ao dentista ou à academia de ginástica, ao fisioterapeuta, tem que estar submetidos ao que os pais determinam que seja feito com as crianças? Ou se confia ou não se confia no profissional.

Fato é que APONTAR AS FALHAS NA EDUCAÇÃO sempre incomoda. Muitas vezes os pais não conseguem enxergar que estão prejudicando por agirem desta ou daquela forma.

E a pior forma dos pais agirem é dizer aos filhos : O PROFESSOR É RUIM, O PROFESSOR NÃO SABE TAL COISA, O PROFESSOR TEM ESTE OU AQUELE DEFEITO … Uma criança já perde o encanto. Matou no ninho a chance de se construir o aprendizado de forma alegre e compartilhada.

A falta de respeito com o professor é assustadora . Não somente com o professor. Outro dia ouvi uma pessoa dizer: não deixo a empregada preparar o café das crianças porque eu é que sei. E fiquei imaginando estas crianças dependentes desta pessoa … até quando? A criança cresce ouvindo: este país não presta, as pessoas não se respeitam, o varredor de rua não faz seu serviço direito, o bancário não atende bem, e passa a ‘ MOSTRAR O MUNDO ‘ para as crianças como o pior lugar para se viver onde não se pode confiar em ninguém, nenhuma pessoa é capaz em seu trabalho, nenhuma escola é boa, e por aí vão tecendo os comentários mais negativos e as pobres crianças crescem achando que estão no lugar errado, com pessoas erradas, fazendo coisas sem sentido porque afinal ninguém sabe ensinar a elas . Muito menos terão amigos porque são todos inadequados para terem amizade com estas crianças.

E ai daquele que enxergar uma falha nesta educação e tiver a ousadia de lhes apontar para ajudar estes seres! Será massacrado!

Lá se foi a oportunidade de ser criança ! Inocente ! Feliz ! Acreditando! Experimentando! Confiando ! Evoluindo !

*Esta coluna é semanal e atualizada aos domingos.


+ zero