Você está lavando errado os panos de prato: como evitar a “festa” de micróbios

  • Joao Batista Freitas
  • Publicado em 7 de maio de 2024 às 17:00
compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin

Também é possível usar ferro de passar, porque acaba ajudando a destruir os microrganismos que possam estar nesse pano

A cozinha é um local fértil para a proliferação de microrganismos perigosos para a saúde. E o aparentemente inofensivo pano de prato é um dos maiores vilões por acumular resíduos de comidas e umidade.

Nas redes sociais, muita gente descobriu que higieniza o pano de prato de forma errada ou troca em frequência menor do que a recomendada. Tem quem lave junto com outros panos e demore dias para trocar.

“Só posso concluir que meu sistema imunológico trabalha muito bem”, comentou uma mulher no Instagram, em um vídeo sobre o assunto. “Por muito tempo vivi perigosamente”, completou outra, revelando que seus hábitos não eram os mais adequados.

Especialistas explicam que os principais microrganismos que podemos encontrar na cozinha são fungos e bactérias.

Os cinco campeões para essa contaminação são lixeira, esponja, ralo, pano de pia e pano de prato. Aprenda a higienizar cada um deles:

Pano de prato

O pano de prato é um dos itens mais suscetíveis à proliferação de microrganismos, pois ele acumula resíduos de alimentos e umidade após o uso. Recomenda-se trocá-lo todos os dias.

Outra recomendação é lavá-lo separadamente, utilizando água quente e sabão. Após a lavagem, o pano deve ser bem seco, preferencialmente ao sol, pois a exposição aos raios solares auxilia na eliminação de bactérias.

Ferro de passar e secadora são aliados. Também é possível usar ferro de passar, porque o eletrodoméstico acaba ajudando a destruir os microrganismos que possam estar nesse pano.

Panos de pia seguem a mesma recomendação

O ideal seria trocá-lo a cada uso, mas seria insustentável do ponto de vista ambiental. Os especialistas recomendam lavá-lo sempre com água, detergente e não o deixar embolado e úmido.

Após a higienização, colocá-lo bem esticado para secar bem. Ao perceber que ele está manchado, com rasgos ou encardido, descarte. Isso pode ocorrer em três dias ou até uma semana, limite máximo para mantê-lo.

Segundo a página Viva Bem, do portal UOL, há ainda a opção de usar uma secadora de roupa, que também tem calor e vai ajudar a destruir os microrganismos…


+ Casa e Decoração