Vereadores estudam maneiras de amparar a população de Franca durante pandemia

  • F. A. Barbosa
  • Publicado em 17 de abril de 2021 às 22:00
compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin

Os objetivos da comissão são: articular e sugerir ações preventivas diante da pandemia instaurada

Os objetivos da comissão são: articular e sugerir ações preventivas diante da pandemia instaurada

A Frente Parlamentar de Enfrentamento ao coronavírus realizou a sua primeira reunião nesta semana.

Os objetivos da comissão são: articular e sugerir ações preventivas diante da pandemia instaurada; agregar conhecimento; e colaborar com as medidas de controle à propagação da covid-19 adotadas em esfera municipal.

Todos os vereadores participantes da frente estavam presentes: o presidente, Donizete da Farmácia (MDB); o vice-presidente, Carlinho Petrópolis Farmácia (PL); o relator, Daniel Bassi (PSDB), e os membros Marcelo Tidy (DEM), Gilson Pelizaro (PT), Lurdinha Granzotte (PSL) e Zezinho Cabeleireiro (PP). Também compareceu o líder do prefeito Alexandre Ferreira (MDB) na Câmara, o parlamentar Ilton Ferreira (PL), representando o Executivo. Antes de iniciar a reunião, Donizete pediu união a todos, independentemente de partidos ou ideologias, para a frente poder atingir suas metas.

Durante o encontro, diversas sugestões e linhas de ação foram apresentadas. Entre elas, pode-se citar a cobrança por um melhor sistema de atendimento dos CRAS (Centro de Referência de Assistência Social) da cidade; a distribuição por entidades de alimentos que forem doados pela população; e solicitar a supermercados de Franca que doem alimentos para a comunidade mais carente.

Duas propostas despertaram um grande interesse entre os presentes. Uma delas é a possibilidade de criar uma frente de trabalho municipal que contrataria desempregados da cidade para realizar serviços como a limpeza de terrenos.

A iniciativa daria sustento e dignidade a pessoas que têm passado dificuldades durante a pandemia e também resolveria problemas comuns da cidade como a proliferação de animais peçonhentos em matagais.

Outra seria a elaboração pelo Poder Executivo de um novo programa REFIS (Programa de Regularização Fiscal de Franca), referente à anistia e/ou parcelamento de dívidas de IPTU (Imposto Predial e Territorial Urbano). Afinal, durante a crise da covid-19 muitas pessoas têm deixado de pagar contas e se tornado inadimplentes. Todas as sugestões serão encaminhadas às autoridades competentes.

A vacinação foi outro tópico importante da reunião. Os vereadores querem mais controle no processo de aplicação da vacina. Por exemplo, eles acreditam que é preciso acompanhar o processo do líquido sendo retirado diretamente da ampola, para confirmar que o conteúdo no interior da seringa não é água destilada ou outras substâncias inócuas contra o vírus. As pessoas que perderam o prazo para tomar a segunda dose também preocupam os parlamentares. Eles irão protocolar um Requerimento coletivo indagando a Prefeitura sobre a quantidade de pessoas que faltaram à segunda aplicação. A frente ainda quer descobrir o que é feito em Franca com as sobras dos imunizantes que ficam nos frascos e se é possível vacinar a população de acordo com a letra de seus nomes, como é feito em Ribeirão Preto.

Ilton, por fim, divulgou um documento que recebeu ontem contendo estatísticas da imunização de Franca. Segundo ele, Franca já vacinou 12,27% da sua população com a primeira dose (veja abaixo). Donizete elogiou a realização da primeira audiência da frente:

“Foi uma reunião muito produtiva e agradeço a presença de todos os parlamentares e servidores. Discutimos a questão da saúde e da economia francana. Já tivemos algumas ideias e tentaremos colocá-las em prática. O grupo também sairá em busca de mais vacinas para a cidade: faremos esse trabalho junto aos nossos deputados e senadores”.

Os vereadores definiram que as reuniões da frente serão semanais, com o próximo encontro marcado para a tarde do dia 22.

(Comunicação Institucional Câmara)


+ Política