Vendas de calçados para os Estados Unidos caem e exportações também encolhem

  • Roberto Pascoal
  • Publicado em 14 de janeiro de 2024 às 13:00
compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin

Queda nas exportações para os Estados Unidos puxaram resultados gerais para baixo

Resultado das dificuldades nas exportações de calçados e do aumento da entrada de produtos estrangeiros no Brasil, a balança comercial do setor caiu 23% ao longo do ano passado.

Dados elaborados pela Associação Brasileira das Indústrias de Calçados (Abicalçados) apontam que, no ano passado, as exportações do setor somaram 118,34 milhões de pares e US$ 1,16 bilhão, quedas de 16,6% em volume e de 10,8% em receita em relação a 2022.

Segregando apenas dezembro, a queda foi ainda maior. Os números registrados apontam a exportação de 7,45 milhões de pares e US$ 73,44 milhões, quedas de 41,5% e de 33,3%, respectivamente, ante o mês correspondente de 2022.

O presidente-executivo da Abicalçados, Haroldo Ferreira, destaca que o movimento de queda era esperado, especialmente diante do desaquecimento das economias dos Estados Unidos e Europa, com altas taxas de juros e inflação recorde.

“Os Estados Unidos, principal destino do calçado brasileiro no exterior, puxaram os números ainda mais para baixo. A queda para aquele mercado foi três vezes maior, em proporção, do que a queda das exportações em geral”, avalia Ferreira.

Além do desaquecimento da economia global, o dirigente lista a retomada da produção chinesa, que aumentou a concorrência internacional.


+ Economia