Veja as atitudes que fazem alguém ser carismático em qualquer lugar do mundo

  • Robson Leite
  • Publicado em 8 de julho de 2025 às 18:00
compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin

Os carismáticos reúnem seis traços principais: são mais extrovertidos, autônomos, poderosos, hedonistas, aventureiros e abertos a experiências.

Uma pesquisa internacional revisada por pares e publicada no Journal of Experimental Psychology, da Associação Americana de Psicologia, indica que a percepção de quem é considerado cool – ou carismático – tem padrões mais universais do que se imaginava.

Entre 2018 e 2022, cerca de 6 mil pessoas em países como Estados Unidos, Turquia e Coreia do Sul participaram do estudo, que buscou mapear características associadas à admiração.

Os dados revelam que indivíduos percebidos como “cool” reúnem seis traços principais: são mais extrovertidos, autônomos, poderosos, hedonistas, aventureiros e abertos a experiências.

Ainda assim, o excesso de certas qualidades pode ter efeito inverso: no caso de músicos, por exemplo, um excesso de autonomia – como ignorar totalmente a opinião do público – gerava avaliações negativas, enquanto uma independência moderada – como não tentar agradar a todos – era percebida de forma mais positiva.

Figuras populares

O levantamento também sugere que o conceito de cool se tornou mais homogêneo com a globalização da cultura pop. Mesmo em idiomas com alfabetos não latinos, a palavra “cool” é adotada quase sempre com grafia e pronúncia próximas do inglês.

A popularização de figuras como Taylor Swift e franquias como os Vingadores contribuiu para essa uniformidade cultural.

Apesar da convergência, ser cool não equivale a ser visto como uma pessoa boa. De acordo com a plataforma ZatNews, traços como calma, acolhimento e conformismo surgiram mais associados a figuras consideradas moralmente positivas, enquanto o carisma foi relacionado a comportamentos que desafiam normas sociais.