Como identificar alguém com um complexo de Deus e o que fazer a respeito

  • Cláudia Canelli
  • Publicado em 13 de agosto de 2021 às 21:30
compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin

Nem é preciso dizer, mas ter complexo de deus significa que alguém é tão fervorosamente autoconfiante que superestima a si mesmo

O narcisista acha feio o que não é espelho, como diz a canção de Caetano Veloso

Já interagiu com alguém que parece se sentir um deus entre os humanos? Essas pessoas às vezes são descritas como tendo um “complexo de deus”.

Embora não seja um diagnóstico real ou mesmo um termo clínico, esse rótulo popular é muito utilizado, e há alguns sinais reveladores a serem observados que indicam que você está lidando com alguém assim.

O que significa ter um complexo de deus.

Ter um complexo de deus significa essencialmente que alguém é tão fervorosamente autoconfiante que na verdade superestima a si mesmo, suas habilidades e seus direitos.

De acordo com a mestre assistente social De-Andrea Blaylock-Johnson, em publicação no portal Mindbodygreen, o senso de identidade inflado é o maior indicador.

Esse senso inflado de identidade também se traduz em muitas outras características, especialmente sentir-se melhor do que qualquer outra pessoa.

“Eles sentem que são a pessoa mais inteligente na sala, eles sabem melhor e sua realidade é a realidade – sua experiência é a experiência”, diz ela.

No final das contas, essas pessoas tendem a levar a arrogância ao extremo, acreditando que podem fazer o que quiserem com pouca ou nenhuma consideração pelos outros – e que têm justificativa para fazer isso.

“É referido como um ‘complexo de deus’ porque é essa ideia de que ‘Eu sou o fim de tudo’, e eles nem mesmo consideram como suas ações podem impactar os outros”, acrescenta Blaylock-Johnson.

11 sinais comuns a serem observados:

1. Um senso de identidade inflado: o maior sinal de um complexo de deus é um senso de identidade inflado e sentimentos gerais de grandiosidade. Como Blaylock-Johnson descreve: “Eles pensam que são muito mais importantes do que realmente são.”

2. Iluminação a gás: como as pessoas com complexo de deus são egocêntricas, pode ser difícil para elas reconhecer ou aceitar a experiência de outra pessoa. Isso, diz Blaylock-Johnson, pode levar à iluminação a gás , uma forma de manipulação que envolve negar a realidade de outra pessoa. A iluminação a gás também é comum entre os narcisistas.

3. Falta de empatia: uma falta geral de empatia é comum para aqueles com complexos de deus, diz Blaylock-Johnson. “Eles têm uma incapacidade de ver a humanidade nos outros.”

4. Comportamento irreverente: por causa de sua tendência para a auto absorção e a falta de empatia, as pessoas com complexos de deus frequentemente se comportam de maneira irreverente. De acordo com Blaylock-Johnson, eles não pensam sobre como estão afetando os outros. Aos seus próprios olhos, eles não podem errar.

5. Busca de validação: há uma necessidade excessiva de admiração externa, elogio e reconhecimento para aqueles com complexos de deus, Blaylock-Johnson diz, acrescentando que eles não podem se validar. Esse é outro traço narcisista central. “A validação de um narcisista só conta se vier de outras pessoas”, diz ela.

 

6. Comportamento insensível ou sem emoção: às vezes, as pessoas com complexos de deus podem ser inexplicavelmente frias com os outros ou simplesmente sem emoção, diz Blaylock-Johnson.

7. Isolamento: pode haver muitos motivos pelos quais alguém se isola, e nem sempre é indicativo de um complexo de deus. Mas, de acordo com Blaylock-Johnson, “isolar-se propositalmente porque eles pensam que são melhores do que todos e não precisam de ninguém é diferente de isolamento social devido à depressão ou ansiedade” e pode ser um sinal de um complexo de deus.

8. Relacionamentos de longo prazo malsucedidos: Essa pessoa tem amizades íntimas que duram anos? Caso contrário, pode valer a pena ver o porquê. “Se as pessoas têm dificuldade em manter relacionamentos de longo prazo, sejam amizades ou relacionamentos românticos”, diz Blaylock-Johnson, “pode ser um sinal de que as outras partes decidiram não permanecer em contato com elas, o que é algo para considerar.”

9. Desrespeito aos limites: um grande motivo pelo qual as pessoas podem acabar se afastando daqueles com complexos de deus é o desrespeito aos limites, diz Blaylock-Johnson. Eles podem afastar as pessoas “constantemente cruzando certos limites”, explica ela. Os narcisistas também acreditam que tudo lhes pertence, todos pensam e sentem o mesmo que eles e todos desejam as mesmas coisas que eles.

10. Falta de responsabilidade: quando você tem um complexo de deus, você não vai sentir que nada que está fazendo é errado – e certamente não vai sentir que precisa mudar. De fato, longe disso. De acordo com Fjelstad, “a falta de responsabilidade é um sinal gritante de um narcisista. Embora os narcisistas queiram estar no controle, eles nunca querem ser responsáveis pelos resultados”.

11. Transtorno de personalidade narcisista ou outra doença mental: por último, um diagnóstico de transtorno de personalidade narcisista é um indicador provável de que alguém exibirá sinais de um complexo de deus. Isso também pode acontecer com outras doenças mentais nas quais a mania está envolvida, como o transtorno bipolar. “Para algumas pessoas, se elas estão em um episódio maníaco, isso pode ser marcado pela grandiosidade, aquele senso de identidade inflado ou por muitos comportamentos de risco”, observa Blaylock-Johnson.


+ Comportamento