Síndrome do impostor: reconhecer e aceitar é o caminho para lidar melhor com ela

  • Joao Batista Freitas
  • Publicado em 23 de março de 2024 às 20:00
compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin

Quanto mais você aprender e se desenvolver, mais confiança terá em suas capacidades e menos propenso a sentir-se como um impostor

A psicologia explica e resolve! A síndrome do impostor é um fenômeno psicológico comum, que pode estar presente em diversas áreas da vida, especialmente na profissional.

Refere-se à sensação persistente de que, apesar de conquistar sucesso e reconhecimento, você não merece ou não é verdadeiramente competente, temendo que, eventualmente, seja revelado como uma fraude.

Segundo Danilo Suassuna, doutor em psicologia e diretor do Instituto Suassuna, que oferece pós-graduação e forma psicólogos atuantes, para combater a síndrome, o primeiro passo é reconhecer que ela existe.

“É crucial entender a síndrome do impostor e aceitá-la. Isso requer humildade para entender suas próprias limitações e a capacidade de reconhecer quando algo está além de suas habilidades. É fundamental compreender que todos têm áreas em que precisam melhorar, e isso não faz de você um impostor ao empreender”, afirma.

Ao longo do tempo

Ele explica que, muitas vezes, as pessoas estabelecem metas que parecem quase inatingíveis, o que pode levar à subvalorização das pequenas vitórias conquistadas ao longo do percurso.

“Manter um registro de suas realizações e sucessos ao longo do tempo pode servir como um lembrete visual do seu potencial e progresso. É fundamental valorizar esses marcos que, somados, contribuem significativamente para moldar quem somos e quem estamos nos tornando”, orienta.

Além disso, Danilo Suassuna ressalta que, em um mundo com mudanças rápidas no mercado de trabalho e demandas constantes nas carreiras, manter-se atualizado em relação a si mesmo pode realmente ser um desafio.

“É algo a ser encarado com uma autocrítica regular para que se possa melhorar a percepção de si mesmo, mas não deve significar que você é um impostor”, diz.

Confira orientações fundamentais para superar a síndrome do impostor como empreendedor:

Compartilhe sentimentos com alguém de confiança:

Escolher uma pessoa de confiança com quem compartilhar seus sentimentos pode fornecer uma perspectiva valiosa sobre quem você é e o que você se tornou. No entanto, o objetivo não deve ser buscar elogios, mas sim obter uma visão sincera e objetiva de suas capacidades.

Estabeleça metas realistas:

Defina metas que sejam desafiadoras, mas realistas. “Metas inatingíveis podem aumentar a sensação de ser um impostor, enquanto metas alcançáveis permitem que você veja um progresso tangível e construtivo”, explica Danilo Suassuna.

Aprenda a aceitar elogios com gratidão:

Quando alguém elogiar seu trabalho ou conquistas, aceite-os com gratidão. Evite minimizar seu próprio sucesso ou atribuí-lo apenas a fatores externos. Reconhecer e aceitar seu próprio mérito faz parte do desenvolvimento de uma autoimagem saudável.

Busque Feedback Construtivo:

Peça feedback honesto e construtivo de colegas de trabalho, mentores ou pessoas de confiança em sua rede. Isso pode ajudar a validar suas habilidades e identificar áreas específicas nas quais você pode melhorar. Esteja aberto a críticas construtivas, pois elas são oportunidades de crescimento.

Eduque-se e treine continuamente:

Investir em aprendizado contínuo e no aprimoramento de suas habilidades é essencial. “Quanto mais você aprender e se desenvolver, mais confiança terá em suas capacidades e menos propenso será a sentir-se como um impostor”, finaliza o especialista.

Danilo Suassuna

Doutor em Psicologia pela Pontifícia Universidade Católica de Goiás (2008), possui graduação em Psicologia pela mesma instituição.

Autor do livro “Histórias da Gestalt-Terapia – Um Estudo Historiográfico”. Professor da Pontifícia Universidade Católica de Goiás e do Curso Lato-Sensu de Especialização em Gestalt-terapia do ITGT-GO.

Coordenador do NEPEG Núcleo de estudos e pesquisa em gerontologia do ITGT. É membro do Conselho Editorial da Revista da Abordagem Gestáltica. Consultor Ad-hoc da revista Psicologia na Revista PUC-Minas (2011). Para mais informações acesse o instagram.com/danilosuassuna.


+ Comportamento