Poe essa você esperava? Mexer no celular à noite ajuda a engordar após os 40 anos

  • Marcia Souza
  • Publicado em 16 de abril de 2024 às 06:30
compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin

Isso vale principalmente para quem está na faixa dos 40 anos ou mais e tem o sono mais leve

Uma matéria do Jornal El País vai deixar muita gente chateada. Mexer no celular à noite, antes de dormir, é um hábito que, acredite, pode engordar.

Para não engordar – e emagrecer – o descanso é fundamental. Principalmente depois dos 40 anos, pois o corpo começa a ter mais dificuldade para recuperar as forças.

À medida que envelhecemos, perdemos nossa capacidade de dormir profundamente, razão pela qual acordamos mais vezes durante a noite.

Isso também afeta o nosso peso, pois foi demonstrado que a curta duração do sono também está associada a uma redução da leptina (hormônio que inibe a vontade de comer) e a um aumento da grelina (hormônio que desperta a sensação de apetite).

Isso faz com que passemos o dia seguinte com mais fome e tendamos a comer mais do que o necessário.

Para piorar a situação, a falta de sono também reduz a capacidade de criar massa muscular. Portanto, um bom descanso é fundamental para perder peso.

Como a idade não está do nosso lado quando se trata de dormir melhor, podemos ao menos começar banindo certos maus hábitos para que não piorem ainda mais o repouso.

Um deles é deixar as telas do celular longe antes de dormir, já que parecem ser inimigas de um bom descanso, pois é possível que impeçam a secreção de serotonina durante a noite, um hormônio que influencia o ritmo circadiano e regula o sono.

Pode ser difícil em uma época em que se impôs o hábito de estar sempre disponível, mas não vale a pena ganhar saúde dormindo? É isso.


+ Comportamento