Radiações e sons do continente latino-americano compõem a programação elaborada pelo Sesc de Franca para o comecinho de agosto
As Cores da América Latina tem como referência corporal três manifestações populares (Foto: Bento Clicks)
De 1 a 3 de agosto, o Sesc Franca apresenta uma programação que articula manifestações culturais da América Latina, repertórios da música de concerto e encontros da tradição regional brasileira.
As atividades ocupam diferentes espaços da unidade com dança, teatro e música.
No dia 1º de agosto, o Teatro do Sesc Franca recebe o espetáculo As Cores da América Latina, da Panorando Cia. e Produtora.
Manifestações populares
A obra tem como referência corporal três manifestações populares: a Fiesta de la Tirana (Chile), a Huaconada (Peru) e o Cavalo-Marinho (Brasil), que se entrecruzam com elementos da dança e do teatro.
A cena é composta por cores intensas e seis máscaras do personagem “Fofão”, do Carnaval Maranhense, que completam a visualidade dos personagens. Com dramaturgia não linear, a peça apresenta a trajetória do último “Fofão” como um gesto de evocação a tradições latino-americanas.
Fundado em Manaus, em 2016, o grupo foi vencedor do 34º Prêmio Shell de Teatro na categoria Destaque Nacional com este trabalho.
Literatura e espiritualidade
Na sexta-feira, 2 de agosto, o Ubuntu Ensemble realiza o concerto Entre a literatura e a espiritualidade, também no Teatro da unidade.
Com direção do violista Iberê Carvalho, o coletivo é formado por músicos negros e apresenta um repertório que articula espiritualidade, poesia e tradição camerística.
A programação inclui peças da música brasileira, obras da tradição europeia e composições de autores negros, promovendo o encontro de diferentes heranças musicais. Com formações que variam de duos a quartetos, o concerto propõe novas formas de escuta e pertencimento.
Prosa do Interior
Encerrando a sequência, no dia 3 de agosto, a Comedoria do Sesc Franca recebe Prosa de Interior, encontro entre os violeiros Bruno Sanches e Levi Ramiro.
A atividade propõe um diálogo entre gerações para celebrar a diversidade da música regional brasileira, com composições autorais e canções do repertório popular.
A apresentação destaca elementos da tradição caipira e sertaneja e convida o público a revisitar paisagens sonoras, memórias e festas típicas por meio da viola caipira.
TEATRO | AS CORES DA AMÉRICA LATINA
Com Panorando Cia. e Produtora
Ficha Técnica:
Direção: Fábio Moura Assistente de Direção: Talita Menezes Coreografia: Criação coletiva Intérpretes criadores: Ana Carolina Nunes, Fernando C. Branco, Marcos Telles, Reysson Brandão e Talita Menezes Visualidades: Fábio Moura Pesquisa Musical: Talita Menezes Confecção de Figurino: Lú de Menezes Produção e Iluminação: Fábio Moura