Varejista do Catar quer comprar até quatro mil pares na Francal

  • Cesar Colleti
  • Publicado em 5 de junho de 2019 às 11:21
  • Modificado em 8 de outubro de 2020 às 19:35
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A gerente da empresa 2point está pela primeira vez no Brasil e busca marcas de sapatos novas no mundo árabe.

A empresa varejista 2point, do Catar, pretende fechar negócios com até quatro empresas calçadistas brasileiras durante a Feira Internacional da Moda em Calçados e Acessórios (Francal), que começou nesta segunda-feira (03) no Expo Center Norte, em São Paulo. A ideia é levar cerca de mil pares de cada uma.

A gerente de compras da 2point, Elsa Dionisio  é uma portuguesa que mora em Doha  e trabalha há dois anos com o grupo da 2point que, além do varejo, tem empresas de móveis, imóveis e spas de beleza. 

Dionisio é a única compradora convidada do mundo árabe pelo Programa Importador, promovido pela Francal e pela Associação Brasileira das Indústrias de Calçados (Abicalçados), que subsidia passagem e estadia para compradores internacionais selecionados. Esta é a primeira vez que ela vem ao Brasil.

“Já tive duas reuniões e devo conversar com dez empresas, e então decidir fechar negócio. O mercado brasileiro tem muita oportunidade porque temos climas semelhantes, e a moda, a estética brasileira, têm muito a ver com a demanda do mundo árabe, temos muito a explorar. Apesar da distância, podemos fazer bons negócios”, declarou Dionisio.

Geralmente, a gerente viaja para feiras da Europa, e o mercado de calçados no Catar é abastecido com produtos da França, Itália e Reino Unido. 

“Estamos com um projeto específico para uma loja multimarcas em um shopping de Doha e vim descobrir marcas novas aqui, queremos marcas que, de preferência, ainda não estejam presentes no mundo árabe”, contou.

Os calçados da loja 2point são, segundo Dionisio, mais comerciais, com preço final de US$ 50 a US$ 100. “Há potencial em buscar outras marcas além da Europa, há tantas coisas no mundo para descobrir, queremos diversificar”, declarou a executiva.

Dionisio espera comprar cerca de mil pares de sapato por marca.

“Por ser a primeira encomenda e de marcas que eu não conheço, prevejo comprar até mil pares de sapatos de três a quatro empresas, e destes, 90% serão calçados femininos, nossa maior demanda, e os outros 10% se dividem entre masculinos e infantis.”

Elsa Dionisio vive no Catar há doze anos com seu marido, também português.

“Há muitos expatriados em Doha, eles precisam de mão de obra qualificada e os europeus têm uma vantagem quando viagens fazem parte do trabalho; se eu preciso ir a uma feira em qualquer país da Europa, não preciso de visto, por exemplo”, contou.

A executiva ficou impressionada com a organização da feira.

“A feira começou muito bem, tivemos uma reunião entre lojistas e compradores mais cedo e eu recebi um portfólio de acordo com a minha faixa de preço e modelos, e já agendamos as reuniões; o acompanhamento está sendo surpreendente, não vejo essa organização em outras feiras”, elogiou.



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