Técnicos de atletas olímpicos dão dicas que valem ouro pra saúde da mente. Confira!

  • F. A. Barbosa
  • Publicado em 5 de agosto de 2021 às 13:00
compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin

Leitura, momentos de relaxamento e até vídeos do YouTube fazem bem para ajudar a ter uma mente tranquila

Leitura, momentos de relaxamento e até vídeos do YouTube fazem bem para ajudar a ter uma mente tranquila a atletas como Michael Phelps

Os técnicos dos atletas olímpicos, muitas vezes, não aparecem em destaque nas conquistas dos competidores, mas eles possuem um papel fundamental na preparação dos esportistas, especialmente em relação ao fortalecimento físico, psicológico e mental.

Em reportagem da Vice dos EUA, reproduzida no Brasil pela Época Negócios, treinadores explicam como as pessoas podem aprender com as técnicas utilizadas na preparação de atletas.

Eles ensinam também a superar falhas e frustrações, que fazem parte do cotidiando dos atletas e das pessoas comuns.

Maurizio Zomparelli, treinador da equipe de esgrima de Hong Kong, que possui quase 40 anos de experiência na área, destaca que o trabalho em grupo é essencial para a realização individual.

“Treinamento, nutrição, saúde mental, recuperação, fisioterapia e até mesmo a qualidade do sono dos atletas devem ser considerados pela equipe. São 24 horas disponíveis em um dia como atleta e todas as 24 horas são importantes”, argumentou Zomparelli à Vice.

É importante relaxar

Já Stefanos Mamalis, ex-treinador do atletismo grego nas Olimpíadas de Londres, em 2012, e do Rio, em 2016, ressalta que a distração em relação à competição é importante.

Ele também explicou que o cuidado com a saúde mental é essencial para obtenção de bons resultados.

“A mente e o corpo estão conectados. Eu conheço muitos atletas que eram fisicamente fortes, mas não passaram pelos preparativos mentais adequados”, afirmou Mamalis.

Como os atletas individuais são consagrados por suas forças físicas, a sua saúde mental pode, muitas vezes, ficar ofuscada.

Mente sadia

Além do exemplo de Simone Biles, a tenista Naomi Osaka se retirou do Aberto da França, em Roland Garros, com a alegação de depressão.

Michael Phelps, o maior medalhista olímpico de toda a história, afirmou em entrevista à rede ESPN norte-americana que ele tinha pensamentos suicidas em meio à sua carreira. Desde a sua aposentadoria, Phelps tornou-se um defensor da saúde mental.

Segundo o ex-treinador de atletismo da equipa da Grécia, para se melhorar a saúde mental, é importante falar sobre suas emoções e assistir “vídeos no YouTube, filmes, qualquer distração que traga força mental”. Esses tipos de atividade permitem inspiração e relaxamento.

O mergulhador britânico Tom Daley, visto fazendo tricô nas arquibancadas das piscinas em Tóquio, afirmou que esse tipo de costura o ajuda a encontrar a calma e preparar a mente em momentos de estresse.

Ele creditou, ainda, a conquista da medalha de ouro nestes jogos olímpicos à prática do tricô.

Reflexão

Os atletas de alta performance possuem uma rotina de elevada carga de treinos, em que não há espaço para dias livres e de descanso.

Todavia, mesmo nessas condições, os competidores precisam manter sua capacidade autorreflexiva, inclusive após falhas e erros.

“É mais provável que você fracasse muitas e muitas vezes antes de vencer. E esse é precisamente o momento em que os atletas mostram seu caráter – na busca pela vitória mesmo após o fracasso”, disse Zomparelli.

O técnico de esgrima acrescentou que depois de uma derrota é preciso esfriar a cabeça e, em seguida, realizar uma conversa franca entre o atleta e o técnico para que “juntos analisemos a luta, o torneio em geral e outros dados para entender onde podemos fazer melhor”.

Já Mamalis recomenda que, ao fim de cada dia, o atleta use cinco minutos para refletir sobre o que ele fez, recordando o que foi feito de maneira certa e errada, pois, além de ajudar a relaxar, as falhas ajudam a progredir e a tomar as decisões corretas.

Para se alcançar o sucesso, também é preciso elencar pequenos objetivos como meio de realizar grandes feito.

“Focar na tarefa a ser executada é a chave do sucesso. Compartilhar compromissos diários para atingir metas com outros companheiros de equipe fortalece o espírito de equipe e torna o triunfo uma experiência tangível e provável”, relatou Zomparelli.

Divertimento e perseverança

Por último, os atletas devem conduzir seus sonhos de conquista aproveitando todo o processo de preparação, já que a sensação de divertimento é mais importante do a perseverança.

“Se você não se diverte, deve parar”, disse ele. “Se isso não está fazendo você feliz e está causando dor, você deve parar e fazer outra coisa em sua vida. Não é necessário ficar triste para continuar”, concluiu Mamalis.


+ Esportes