Francana a um empate do acesso: 1º passo para voltar à elite do futebol paulista

  • Robson Leite
  • Publicado em 26 de abril de 2024 às 11:00
compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin

O acesso da Francana para a Série A3 é o primeiro passo para que a equipe continue em ascensão e possa estar na série A-2 em pouco tempo

A diretoria da Francana já conta com um público entre 3 e 4 mil pessoas para o jogo contra o SKA Brasil, que pode colocar o time na final e, automaticamente, com acesso para a série A3.

Mesmo sendo um publico bom para as estatísticas do ano, é pouco para a importância do jogo. E também pela campanha do time ao longo do campeonato.

O Lanchão merece receber pelo menos uns 10 mil torcedores, tamanho o valor do embate deste domingo (28), às 10h30.

O acesso da Francana para a Série A3 é o primeiro passo para que a equipe continue em ascensão e possa estar na série A-2 dentro de pouco tempo.

Mais de 40 anos na fila

Lá se vão mais de 40 anos que o time francano foi rebaixado da elite do futebol paulista e brasileiro.

Os torcedores mais antigos se lembram da retomada: depois de muitos anos sem possibilidade de subir, a Federação Paulista instituiu o acesso em 1974. Até então, o time francano disputava o campeonato com os jogadores da indústria Amazonas, todos amadores.

Em 1974, a diretoria começou a montar um time. Trouxe Mengálvio, ex-companheiro de Pelé no Santos, para treinar a equipe e também foi contratando jogadores.

Em 1977, o treinador Eca conduzia a Francana que ainda era montada. Um jogo, em especial, mostrou a capacidade de acesso. Contra o time de Presidente Prudente, numa manhã de domingo, no Lanchão, a Francana ganhou de 8 a 0. A partir daí foram só vitórias, até chegar à grande decisão contra o Araçatuba, que tinha um ponto à frente. A Francana ganhou de 2 a 0, gols de Antenor e Luiz Antônio, para júbilo de mais de 20 mil pessoas que se apinharam nas arquibancadas e alambrados do Estádio Lancha Filho.

A hora é agora

O time continuava forte, ficou entre os primeiros do campeonato paulista e foi para o Campeonato Brasileiro, recebendo as grandes equipes em Franca. Era uma fase de ouro. Até que, em 1983 o time foi para o buraco, de onde nunca mais saiu, apesar de alguns espasmos, como a final contra o Marília, em que poderia ter subido.

Agora, a diretoria tem trabalhado em sequência, os dirigentes falam a mesma língua, o treinador é conhecido por sua capacidade de montar boas equipes e, com um bom e barato plantel a Francana está a apenas um empate do acesso.

É hora do torcedor comparecer para apoiar a equipe e projetar a cidade no cenário futebolístico brasileiro.


+ Esportes