A partir do último mês de 2025, o popular aplicativo de mensagens deixará de funcionar em vários modelos antigos de smartphones porque eles já não são compatíveis
WhatsApp analisa quais são os dispositivos com software mais antigo e que têm o menor número de usuários para determinar se ainda serão suportados ou não (Foto Arquivo)
Quem utiliza o WhatsApp como principal meio de comunicação, seja para realizar atividades do dia a dia ou para assuntos de trabalho, deve ficar atento de que, em dezembro de 2025, alguns dispositivos deixarão de ser compatíveis.
Essa não é uma medida nova no aplicativo da Meta: periodicamente é feito um ajuste para que os sistemas operacionais possam suportar as atualizações e também receber os patches (correções, em português) de segurança.
Por que o WhatsApp deixa de funcionar em certos celulares?
O WhatsApp analisa quais são os dispositivos com software mais antigo e que têm o menor número de usuários para determinar se ainda serão suportados ou não.
Isso não é um simples capricho do aplicativo, mas sim uma resposta à modernização constante dos smartphones.
Quando um celular tem um software obsoleto, ele não consegue receber as atualizações e muito menos as novas funções do aplicativo.
Outra consequência é a queda no desempenho, deixando o aparelho mais lento ou causando falhas, como desligamentos inesperados.
Mas o maior risco é uma questão de segurança, pois o dispositivo fica exposto a vírus, malwares e outros tipos de ataques que comprometem a privacidade dos dados armazenados.
No entanto, em seu Centro de Ajuda, o aplicativo especifica que “antes de deixar de oferecer suporte ao seu sistema operacional, você receberá uma notificação no WhatsApp e será lembrado várias vezes de que deve atualizá-lo”.
Dessa forma, busca-se evitar que os usuários fiquem incomunicáveis.
Quando esse alerta é recebido, é preciso atualizar o software para verificar se o aparelho é antigo. Também é possível conferir diretamente a versão do dispositivo na seção “Sobre o dispositivo”, no Android, ou “Informações”, no iPhone.
Confira os celulares que vão deixar de ter WhatsApp a partir de dezembro de 2025
Atualmente, os sistemas operacionais compatíveis com o WhatsApp são Android OS 5.0 e versões posteriores, assim como iPhones a partir do iOS 15.1.
Nesse sentido, estes são os modelos que não poderão mais usar o aplicativo a partir do último mês do ano: