Equipe francana tem vaga garantida na Champions League, principal campeonato do continente
A Liga Sul-Americana de Basquete 2025 já tem suas datas, grupos e cidades-sede definidos.
O torneio continental, que reúne tradição, rivalidade e paixão, começa no dia 3 de outubro e terá quatro representantes brasileiros: Bauru Basket, Corinthians, Pinheiros e Vasco.
Ao todo, 16 equipes de oito países estarão em quadra, divididas em quatro grupos com quatro integrantes cada. Os jogos da primeira fase serão disputados em quatro cidades: Pilar, no Paraguai; Sucre, na Bolívia; São Paulo; e Assunção, também no Paraguai.
O Sesi Franca não disputa o torneio por estar classificado para a Champions League, campeonato mais importante da América do Sul e Central.
Bauru
O Bauru Basket está no Grupo A, ao lado do Olimpia Kings, do Paraguai; do CD Jorge Guzmán, do Equador; e do Oberá Tenis Club, da Argentina. As partidas acontecerão entre 3 e 5 de outubro, em Pilar.
Vasco
O Vasco da Gama integra o Grupo B, que será disputado em Sucre, na Bolívia, entre 9 e 11 de outubro, e terá ainda o Club Universitario de Sucre, da casa, o Ferro Carril, da Argentina, e os colombianos do Motilones del Norte.
Corinthians
O Corinthians é o anfitrião do Grupo C, que será jogado no Ginásio Wlamir Marques, em São Paulo, de 24 a 26 de outubro, contra Quimsa (Argentina), Defensor Sporting (Uruguai) e ABC Camp Importadora Alvarado (Equador).
Pinheiros
Já o Pinheiros ficou no Grupo D, ao lado do Deportivo San José (Paraguai), Regatas Corrientes (Argentina) e CDC Leones de Quilpué (Chile), com jogos de 27 a 29 de outubro, em Assunção.
Regulamento
Na primeira fase, as chaves serão disputadas em turno único e os dois melhores de cada grupo avançam para a etapa seguinte.
Na segunda fase, os classificados serão divididos em dois novos quadrangulares, novamente em turno único, e os dois primeiros colocados de cada grupo garantem vaga no Final Four. A fase decisiva contará com semifinais, disputa de terceiro lugar e a grande final.
A competição é considerada a segunda mais importante do continente, ficando atrás apenas da Basketball Champions League Americas.
Os quatro brasileiros conquistaram suas vagas graças ao desempenho no último NBB CAIXA, terminando entre a quarta e a sétima colocação. O atual campeão é o Nacional, do Uruguai, vencedor da edição de 2024.
Campeões
Desde sua criação, em 1996, a Liga Sul-Americana tem sido marcada pela forte presença brasileira, com 11 títulos conquistados.
O Brasília é o maior campeão entre os clubes do país, com três troféus (2010, 2013 e 2015). Vasco e Bauru também já levantaram a taça: o time carioca em 1999 e 2000, e a equipe paulista em 2014 e 2022.
O Sesi Franca foi campeão do torneio em 2018 e vice em 1889 e 2007.