Se seu pet é idoso, o Fevereiro Roxo alerta para prevenção de doenças crônicas

  • Nene Sanches
  • Publicado em 21 de fevereiro de 2026 às 20:00
compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin

Mês de conscientização reforça que envelhecer com boa saúde é possível com acompanhamento veterinário contínuo

Com o aumento da expectativa de vida dos pets, cresce também a atenção aos cuidados na terceira idade. Cães idosos estão mais suscetíveis a doenças crônicas como insuficiência renal, cardiopatias, diabetes, artrose, problemas articulares, alterações hormonais e até neoplasias.

Muitas dessas condições evoluem de forma silenciosa e apresentam sinais apenas em estágios mais avançados, o que torna o acompanhamento veterinário regular ainda mais importante.

O Fevereiro Roxo, inicialmente criado para alertar sobre doenças comuns em seres humanos, como Leucemia, por exemplo, também é oportuno para conscientizar os tutores sobre a importância da prevenção e do diagnóstico precoce de enfermidades crônicas nos pets.

A partir dos sete anos — podendo variar conforme porte e raça — o cão já é considerado sênior e deve intensificar o monitoramento clínico.

Check-up periódico

Exames laboratoriais periódicos para avaliação das funções renal e hepática, check-ups cardiológicos, controle de peso, avaliação articular e exames de imagem, quando indicados, ajudam a identificar alterações antes que se tornem quadros mais graves.

“É comum que mudanças como cansaço excessivo, perda ou ganho de peso, aumento da ingestão de água ou dificuldade de locomoção sejam atribuídas apenas ao envelhecimento”, explica Vanessa Barreto, médica-veterinária da Dog Life.

Segundo ela, “esses sinais podem indicar doenças crônicas que, quando diagnosticadas precocemente, têm melhor controle e proporcionam mais qualidade de vida ao pet”.

Além da saúde física, o bem-estar emocional também deve ser acompanhado. Dor crônica, limitações de movimento e até alterações cognitivas podem impactar o comportamento do animal.

Cuidado integral

Ajustes na rotina, alimentação adequada, suplementação quando necessária e estímulos compatíveis com a idade fazem parte do cuidado integral nessa fase.

Reforçando o compromisso com o envelhecimento saudável, a Dog Life anuncia, durante o Fevereiro Roxo, o fim do limite de idade para adesão ao seu plano de saúde, ampliando o acesso ao cuidado contínuo também para cães idosos.

A iniciativa busca incentivar tutores a manterem consultas e exames em dia, evitando que o atendimento aconteça apenas em situações de urgência.

“O Fevereiro Roxo é um convite para que os tutores entendam que envelhecer faz parte da vida dos cães, mas deve acontecer sem sofrimento e de forma adequada. Na Dog Life, acreditamos que cuidado não pode se limitar à idade. Ao derrubarmos essa barreira, garantimos que mais cães tenham acesso a acompanhamento regular e suporte veterinário em todas as fases”, afirma Pedro Filizzola, CMO da Dog Life.

Com prevenção, acompanhamento frequente e planejamento, é possível garantir mais conforto, bem-estar e longevidade aos pets, fortalecendo o vínculo entre tutores e seus companheiros ao longo de toda a vida.


+ Animais